Com 112 casos, Parapuã inicia campanha 'Tolerância Zero' contra a dengue
Nossa Lucélia - 11.04.2013


Final de Semana terá passeata de estudantes da rede municipal e 'pedágio informativo' defronte o Banco do Brasil

PARAPUÃ - Apesar de todo esforço dos servidores da saúde, estratégias de combate, informações a população, campanhas nas escolas do município e incansáveis campanhas da imprensa, a dengue em Parapuã caminha para uma situação de descontrole.

A razão disso? Boa parte da população não limpa os quintais de suas casas, estabelecimentos ou terrenos baldios e a água parada das sucessivas chuvas deste início de 2013 tem servido de ambiente para uma assustadora proliferação de focos e mais focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue.

O resultado disso: de 1º de janeiro até agora, a Vigilância Epidemiológica da cidade já fez 231 notificações e teve a confirmação de 112 casos de dengue, pelo menos 1 deles com suspeita de quadro hemorrágico.

“Vamos concentrar todas as nossas forças e recursos porque a dengue está por toda cidade e apesar de tantos alertas, visitas e casos positivos, muita gente continua colaborando com o mosquito e o quadro caminha para o descontrole. Infelizmente teremos que adotar a saída extrema, prevista em Lei desde 2010, que é multar quem não cuida do lugar onde vive e trabalha”, comentou a diretora técnica da Vigilância, enfermeira Regiane Simoni Gimenez Fregonezi, se referindo a ordem de adoção da 'Tolerância Zero' dada esta semana pelo prefeito Samir Alberto Pernomian (PP).
“Infelizmente, mesmo apesar de todo o esforço e trabalho da Vigilância Epidemiológica e demais órgãos públicos, no combate à doença, por meio de informações e campanhas (expressivamente reforçadas pela imprensa) e visitas locais de busca aos criadouros, a dengue continua avançando e colocando nossa cidade em risco iminente de casos mais graves (hemorrágicos) e até mortes em função da doença”, lamentou Samir, em comunicado publicado no site da Prefeitura (www.parapua.sp.gov.br).

ATIVIDADES - Como forma de fazer chegar a população a informação que a partir do dia 22 deste mês, valerá a 'Tolerância Zero', o Departamento Municipal de Saúde realizará nesta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13, atividades informativas e de alerta a gravidade do quadro.

Nesta sexta-feira, 12/04, a partir das 08h30, com largada defronte o Posto Santo Antonio (esquina com a Avenida Pernambuco), cerca de 180 alunos das escolas municipais 'Zizi Pereira de Souza' e 'Vila Santa Helena' realizarão uma passeata pela Avenida São Paulo, fazendo uso de cartazes e faixas e acompanhadas de uma mensagem sonora, chamando a atenção da população. Segundo o comunicado do Prefeito, a partir do dia 22 deste mês de abril, a Vigilância Epidemiológica “estará autuando automaticamente (multando) o proprietário ou responsável legal por qualquer imóvel residencial, comercial, industrial e/ou usado para qualquer outro fim, edificado ou não, habitado ou não, em conformidade com a Lei Municipal 2.559, de 23 de abril de 2010”. A punição a quem coloca em risco a saúde de toda a população é prevista na Lei 2.559, de 23 de abril de 2010 e prevê muito de até R$ 2.646,00.

No sábado, 13/04, haverá uma concentração do tipo pedágio informativo na esquina da Avenida São Paulo com a Rua Sergipe, defronte o Banco do Brasil, das 09h00 às 13h00. O manifesto terá exposição de faixas, cartazes e banners, uma mensagem sonora permanente sobre o tema e um trabalho ostensivo de informações feito pelos servidores municipais da Saúde e por uma equipe regional do Rotary Clube e Interact Clube, que atuará com voluntária, levando informações sobre a dengue por toda a área central da cidade.

ALERTA - Dando sequência ao trabalho prévio informativo sobre a 'Tolerância Zero' no combate à dengue, entre os dias 15 e 21 o Departamento Municipal de Saúde fará campanha informativa com mensagem sonora volante, alertando a população de toda a cidade que a partir do dia 22/04, segunda-feira, não haverá mais tolerância e que qualquer foco de procriação do mosquito Aedes aegypti, será multado de acordo com a legislação por representar ameaça a saúde de cada morador da cidade. “Quem é negligente com a saúde da própria família e de toda a população, pode sim ficar preocupado porque a determinação é multa mesmo. E olha que a punição pode chegar até mais de R$ 2,6 mil. Estamos informando com bastante antecedência para que ninguém alegue ignorância ao fato: tanto da gravidade do problema quando das multas que serão aplicadas. Achou foco será feita a multa. E chegamos a essa medida extrema em respeito e consideração à maioria da população que cuida e limpa o seu quintal. Quem não cuida, terá que pagar por isso”, resumiu o prefeito Samir.

Regiane Fregonezi também lembra que na segunda-feira, 15/04, a Prefeitura Municipal dará início a mais um arrastão de limpeza de quintais. “O esquema é o de sempre. Cada morador limpa o quinta no final de semana e a partir da segunda, dia 15, uma equipe da Prefeitura passará recolhendo toda a sujeira retirada dos quintais e colocada nas calçadas ou mesmo na via pública dependendo da quantidade”, ressaltou a diretora.


Fonte: Nilton Mendonça

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista