Atividade Delegada começa neste final de semana
Nossa Lucélia - 11.04.2013


Patrulhamento extra será realizado inicialmente na sexta-feira à noite e no sábado em 2 horários com área pré-definida e limitada de ação

PARAPUÃ - A Polícia Militar (PM) de Parapuã dará início, neste final de semana as ações da Atividade Delegada. Convênio neste sentido foi assinado entre o Estado e o Município no último dia 26 de março e por ele, os policiais militares poderão, em seus dias de folga, trabalhar para a Prefeitura.

De acordo com a 'Assessoria Técnico Policial' (ATP), da Secretaria de Segurança Pública, Parapuã foi a sexta cidade do Estado a formalizar o acordo que autoriza esse serviço.

O comandante local, Sargento PM Nivaldo Fernandes (foto), confirmou que o trabalho será iniciado, conforme acertado com o prefeito Samir Alberto Pernomian (PP), “aos finais de semana, em pontos de maior movimento e/ou durante eventos”. Nesta sexta-feira, 12/04, uma guarnição com 2 policiais inaugurará o serviço, realizando, a partir das 20h00, o patrulhamento extraordinário da 'Atividade' na área central da cidade (Avenida São Paulo e proximidades comerciais das ruas transversais) e pontos afastados de conhecida concentração de público – especialmente bares, restaurantes, lanchonetes e similares.

DOSE DUPLA - Trabalho semelhante, segundo o Sargento Nivaldo, será realizado em dois horários no sábado, 13/04. A primeira equipe atuará durante o dia no horário de abertura do comércio. “Por solicitação do Prefeito, uma atenção especial dedicada aos comerciantes e seus consumidores”, observa o comandante. E uma segunda guarnição atuará no mesmo sábado à noite, a partir das 20h00 realizando o patrulhamento extraordinário no centro e próximo aos pontos de maior movimento em toda a cidade, além de alguns locais estratégicos de interessa da segurança. “Também estaremos estendendo essa escala extra para as vésperas de feriados, finais de semana prolongados e eventos de maior porte, inclusive se necessário, com escala para policiais de outras cidades que tiverem interesse”, acrescentou o comandante.

190 - SG Nivaldo disse não ter dúvida que a nova modalidade de policiamento representará “aumento na sensação de segurança” por parte da população, bem como terá peso essencial em inibir os planos e ações de pessoa mal intencionada que planeje praticar algum ato lesivo à comunidade local. “Lógico que quem tem a intenção de fazer algo de errado, vai pensar duas vezes, já que passaremos a ter o aparato de segurança militar dobrado nesses horários. É um benefício que vale lembrar, é fruto da disposição do Prefeito em, com a parceria da polícia, aumentar a garantia de segurança da população de Parapuã”, completou.

O 'Comandante Nivaldo' também explicou que o trabalho das guarnições da Atividade Delegada não inclui atendimento a ocorrências consideradas comuns em pontos da cidade fora do roteiro estabelecido previamente. “Esses policiais farão patrulhamento nas áreas pré-definidas e, é lógico, em caso de urgência e gravidade, darão apoio a viatura de rotina, mas apenas em casos graves. Eles não serão deslocados para atender chamadas via 190. A não ser quando o chamado vier de área incluída no programa da Atividade Delegada”, concluiu.

PREFEITO - O prefeito Samir explicou que o trabalho da Atividade Delegada será implantado aos poucos, por duas razões essencialmente. “Primeiro, eu entendo que no dia-a-dia a situação é tranquila, depois que não temos tanto recurso disponível assim para gastar, onde não há necessidade... Mas certamente, a população de Parapuã sairá ganhando e nós, aos poucos, iremos implantar esse serviço sim. Tenho certeza que ele vai melhorar ainda mais a segurança na cidade. Exatamente por isso fui o prefeito do sexto município paulista a assinar o compromisso. Mas tudo será feito levando em conta a real necessidade de cada área e também a disponibilidade de dinheiro da Prefeitura”, arrematou Samir.

A Atividade Delegada é um convênio por meio do qual os policiais militares podem auxiliar o município no patrulhamento, trabalhando até oito horas por dia, 12 dias no mês e recebendo até R$ 1.560,00 por cada 10 dias trabalhados.


Fonte: Nilton Mendonça

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista