Tupã cai mais de 100 posições e participa de capacitação para recuperar título de Município Verde Azul
Nossa Lucélia - 11.04.2013


Mais de 50 interlocutores das cidades da região estiveram presentes

TUPÃ - Aconteceu na manhã de terça-feira (09), no salão do Clube da Sabesp, o curso de Capacitação de Interlocutores do Programa Município Verde Azul. O evento reuniu mais de 50 representantes de municípios da região e contou com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.

A palestra foi ministrada por um técnico do programa, José Ricardo Lopes. Na ocasião foram apresentadas as diretivas para o ano de 2013 e discutidas as formas de obter êxito com os serviços ambientais.

O secretário Bruno saudou a todos e deu mais detalhes do projeto. Ele disse também que as 25 cidades melhores colocadas no ranking do Município Verde Azul do ano passado já foram beneficiadas nesse ano com os recursos do Fundo Estadual de Controle a Poluição. "O grande beneficiado é o meio ambiente", comentou.

Tupã caiu no ranking em mais de 100 posições no ano passado e ficou fora da disputa, sem receber nenhuma bonificação.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Renan Victor Pontelli, comentou que os problemas identificados no ano passado já estão sendo reparados desde o início da nova gestão, como documentação, coleta correta do lixo eletrônico, entre outros. "Estamos trabalhando para a melhor nossa posição nesse ano. Nossos serviços estão funcionando muito bem. Esperamos estar entre as cidades com mais pontuação", destacou.

O prefeito Manoel Gaspar informou que sua equipe está comprometida com as questões ambientais. "Nós estamos otimistas e muito atentos com o meio ambiente. Sem dúvida realizaremos um belo trabalho", disse.

O programa possui 10 diretivas que incluem Esgoto, buscando garantir o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário do município; Resíduos Sólidos, fortalecendo a gestão dos resíduos domiciliares e dos resíduos da construção civil; Biodiversidade, protegendo e recuperando áreas estratégicas para a manutenção dos recursos naturais; Arborização Urbana, incrementando a gestão do meio ambiente artificial urbano por meio do estímulo ao planejamento e definição de prioridades para a arborização urbana e Educação Ambiental, que deve ser implementada no âmbito formal e informal.

Também fazem parte das diretivas: Cidade Sustentável, buscando implementar o uso racional dos recursos naturais; Gestão das Águas, com objetivo de estimular o fortalecimento da gestão municipal sobre a qualidade da água para abastecimento público; Qualidade do Ar, com atividades e participar de iniciativas que contribuam para a defesa da qualidade do ar e do controle da emissão excedente de gases de efeito estufa; Estrutura Ambiental, com fortalecimento das Secretarias/Departamentos/Diretorias de Meio Ambiente e Conselho Ambiental, estimulando o funcionamento regular dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

No final do ano será realizado um estudo sobre as ações desenvolvidas em cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Daí gerando uma nota. Os primeiros colocados tem acesso aos recursos provenientes do Estado de São Paulo. O evento regional envolverá 79 municípios pertencentes a três bacias hidrográficas (Aguapeí/Peixe/Pontal do Paranapanema).


Fonte: TupãCity.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista