Parapuenses organizam a 7ª edição da Cavalgada para Santo Expedito
Nossa Lucélia - 11.04.2013


Evento mistura a tradição das históricas cavalgadas para transporte de boiada, comuns na região, com a devoção a chamado 'Santo das causa urgentes'

PARAPUÃ - Um grupo de 12 cavaleiros e amazonas de Parapuã parte nesta próxima segunda-feira, 15/04, para participar da 7ª edição da Cavalgada em honra a Santo Expedito. A atividade faz parte das celebrações que reúnem milhares de romeiros de todo o País e são encerradas anualmente no dia 19 de abril, este ano sexta-feira da próxima semana, dia dedicado a santo, na cidade de mesmo nome, nas proximidades de Pacaembu, na Nova Alta Paulista.

De acordo com os organizadores da cavalgada, Antonio Sanches Rodrigues, o 'Toninho do Bar' e José Almir Menezes, a caravana parapuense tem partida prevista para as 13h00 do sai 15/04 e fará a primeira parada em Osvaldo Cruz, onde receberá a adesão de outros cerca de 20 montadores. Além do Clube do Laço de Osvaldo Cruz, antes de chegar a Santo Expedido, a caravana fará novas paradas e pernoites em Pracinha (passa por Mariápolis), Ameliópolis (2ª pernoite), Emilianópolis (3ª pernoite) e na quinta-feira, 18/04, chega a Santo Expedito.

“Antes de irmos para a Fazenda do Sr. Iko, que fica alguns quilômetros da cidade, a passarmos a última noite da Cavalgada, a gente primeiro passa pelo Santuário e paga as promessas e devoções levadas, faz as nossas orações, já que na sexta-feira não dá tempo; é muito gente; apenas montarias, são perto de 1.500 todo ano. Se deixar para o dia de Santo Expedito, a gente não consegue entrar”, ressalta 'Toninho do Bar'.

A procissão-cavalgada propriamente dita, na cidade de Santo Expedido, acontecerá na sexta-feira, 19/04, junto com outras manifestações, como a Moto Romaria e a Procissão a pé e é encerrada com Missa Solene e show. Encerrada a participação no evento, o retorno dos cavaleiros será feito em ônibus, com as montarias sendo transportadas de caminhão.

DEVOÇÃO - José Almir explica que, mais que uma tradição, a Cavalgada para Santo Expedito é o cumprimento de uma devoção ao chamado Santo das causas urgentes. A lenda mais corrente sobre a vida de 'Expeditus' o mostra como um militar romano, comandante da 12ª Legião Romana, conhecida como 'Fulminata', que aquartelada em Melitene, na Armênia, era encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados.

Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, Santo Expedito teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos.

Outra lenda, esta sobre sua conversão ao cristianismo, diz que 'Expeditus', foi tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (que em latim, que dizer 'amanhã'), para tentar adiar sua conversão. Mas ele teria pisado a criatura dizendo hodie! ('hoje'), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato.


Fonte: www.parapua.sp.gov.br _ Assessoria de Imprensa

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista