Obras do Aeroporto de Dracena estão concluídas, mas voos noturnos ainda não podem ser realizados
Nossa Lucélia - 10.04.2013



DRACENA - Segundo o Daesp, para o balizamento noturno funcionar é necessária autorização da Anac, mas o órgão federal informa que não há pedido do Departamento Estadual para homologação. As obras de reformas e adequações para voos noturnos no Aeroporto Estadual Muliterno de Dracena estão prontas desde o ano passado. Os investimentos pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) foram de R$ 3,8 milhões. Somente para o sistema de iluminação foram gastos R$ 1,2 milhão, mas sete meses após a conclusão das obras, os voos noturnos ainda não podem ser realizados.

O motivo, segundo informações do DAESP em São Paulo, é que a implantação de VFR-noturno (voos de regras visuais), depende de homologação pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)/Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Em nota enviada ao JR, a assessoria de imprensa da Anac, em Brasília (DF) comunicou que: "em consulta na área técnica e nos registros da Anac, não há o pedido do Daesp para homologação do VFR-noturno no aeroporto de Dracena".

A assessoria de imprensa do Daesp, em São Paulo, confirmou que o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Aeroviário investiu em 2012, R$ 3,8 milhões no Aeroporto Estadual Muliterno de Dracena. "Todas as obras foram concluídas e a implantação de VFR noturno aguarda homologação da Anac/Decea", afirma.

Segundo a assessoria, o investimento em infraestrutura para implantação de VFR-Noturno, foi de R$ 1,2 milhão. As obras tiveram início em janeiro de 2012 e concluídas em setembro. "Aguardando homologação por parte da Anac/Decea", diz a nota.

MELHORIAS - Além do VFR-Noturno, foram realizadas, de acordo com a imprensa do Daesp, as seguintes melhorias no Aeroporto: recapeamento dos sistemas de pistas, pátio, acessos, construção de "turn around" (área de giro na pista), com investimento de R$ 1,99 milhão. Os serviços começaram em outubro de 2011 e ficaram prontos em março de 2012.

Consta ainda a construção de alambrados em volta da área do aeroporto, com custos de R$ 678 mil. As obras tiveram início em dezembro de 2011 e foram entregues em junho de 2012.

MAIS POUSOS E DECOLAGENS - A assessoria do Daesp concluiu informando que o aeroporto de Dracena operou com 246 pousos e decolagens em fevereiro de 2013, frente a 44 no mesmo mês de 2012. Ressaltou ainda que até o momento não há solicitação de empresas aéreas interessadas em operar voos comerciais no aeroporto.


Fonte: Portal Regional / Foto:  M. Quinoshita/JR

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