Tupã sedia nesta terça-feira o Programa de Capacitação Município Verde Azul
Nossa Lucélia - 09.04.2013



TUPÃ - A cidade de Tupã sedia nesta terça-feira, às 8 horas, no Clube dos Sincomerciários, o Programa de Capacitação Município Verde Azul. O governo do Estado de São Paulo, buscando ampliar as políticas de meio ambiente, criou esta iniciativa que é um levantamento, um inventário de todas as ações realizadas no Estado de São Paulo.

O prefeito Manoel Gaspar, anfitrião do evento, ressaltou que o encontro será de grande importância, visto que o meio ambiente está entre os temas mais importantes no mundo. “Temos que fazer nosso papel de cidadão e também do poder público, realizando ações eficazes para não desperdiçar os recursos naturais e ter um desenvolvimento sustentável, para que as próximas gerações recebam um meio ambiente mais equilibrado e saudável”, disse.

A secretaria, através da Coordenadoria do Programa Verde e Azul, apresenta as diretivas para o ano de 2013. A partir disso são realizadas as capacitações nos municípios, preparando as cidades para que elas possam incluí-las em suas políticas públicas e em seguida informar o Estado das ações que estarão sendo realizadas em cada município.

São 10 diretivas:
1) Esgoto - que trata do funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário do município;
2) Resíduos Sólidos - Fortalecer a gestão dos resíduos domiciliares e dos resíduos da construção civil;
3) Biodiversidade - Proteger e/ou recuperar áreas estratégicas para a manutenção dos recursos naturais;
4) Arborização Urbana - Incrementar a gestão do meio ambiente artificial urbano por meio do estímulo ao planejamento e definição de prioridades para a arborização urbana;
5) Educação Ambiental - Implementar a educação ambiental no âmbito formal e informal;
6) Cidade Sustentável - Implementar o uso racional dos recursos naturais;
7) Gestão das Águas - Estimular o fortalecimento da gestão municipal sobre a qualidade da água para abastecimento público;
8) Qualidade do Ar - Implementar atividades e participar de iniciativas que contribuam para a defesa da qualidade do ar e do controle da emissão excedente de gases de efeito estufa;
9) Estrutura Ambiental - Estimular o fortalecimento das Secretarias, Departamentos e Diretorias de Meio Ambiente; e
10) Conselho Ambiental - Estimular o funcionamento regular dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente. A capacitação é realizada pela secretaria através da Coordenadoria de Planejamento Ambiental.

No final do ano é realizado um estudo sobre as ações desenvolvidas em cada um dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Isso vai gerar uma nota. Os primeiros colocados terão acesso aos recursos provenientes do Estado de São Paulo.

O evento regional envolverá 79 municípios pertencentes a três bacias hidrográficas (Aguapeí/Peixe/Pontal do Paranapanema). Está confirmada a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, para a abertura do evento.


Fonte: Diário de Tupã

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista