Educação de Junqueirópolis está entre as 90 melhores do país
Nossa Lucélia - 03.04.2013


Praça de lazer e integração' com 1.650 metros 2 será construída e equipada ao custo de R$ 300 mil da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado

JUNQUEIRÓPOLIS - De acordo com levantamento publicado no Portal Exame.com – site da revista EXAME na internet – o município de Junqueirópolis está entre as 90 cidades brasileiras que já tem a educação do futuro. Ou seja, o município cumpre hoje um requisito que é esperado dos demais município brasileiros apenas em 2022, que é ter ao menos 70% dos alunos no 5º ano do ensino fundamental com o aprendizado esperado em português e matemática.

Segundo a pesquisa, dos 216 alunos do 5º ano do ensino fundamental que estão matriculados na rede pública municipal de Junqueirópolis, 156 demonstraram o aprendizado adequado na competência de leitura e interpretação de textos, totalizando o percentual de 72%. Já o número de alunos que aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas atingiu o percentual de 79%, ou seja, 171 alunos dos 216 avaliados demonstraram o aprendizado adequado.

Ainda de acordo com o texto publicado, infelizmente, o percentual atingido na educação de nosso município ainda é raridade no Brasil, quando em média, apenas 37% dos estudantes podem dizer que aprenderam o que deveriam em português, e 33% em matemática. Já a média do Estado atingiu o percentual de 44% em português e 42% em matemática.

A meta de 70% foi instituída e é acompanhada anualmente pelo Todos pela Educação, com base em uma escala de aprendizado com vasta aceitação entre estudiosos. Os dados se referem a 2011 e foram levantados pela Fundação Lemann com base na plataforma de dados educacionais qEdu.

Para se chegar aos 70%, soma-se o desempenho dos alunos que aprenderam o adequado e daqueles que se excederam – foram ainda melhor que o esperado – na Prova Brasil, aplicada pelo governo federal.

No ranking total, entre os 90 municípios brasileiros que podem se gabar de ter a educação do futuro nas duas disciplinas, Junqueirópolis ocupa a 67ª posição. Se comparado com os melhores do Estado, nosso município fica em 12º, e em 10º em relação aos municípios que conseguiram os bons resultados em uma rede com mais de 200 estudantes.

Analisando os índices de cada unidade escolar do município, destaque para a EM Neyde Macedo que obteve percentual de 79% em português e 87% em matemática. Já a EM Jair Luiz obteve 71% em português e 71% em matemática, enquanto a EM Shigueko Oto Iwaki atingiu o percentual de 67% na primeira e 83% na segunda.

“Precisamos comemorar e valorizar esta conquista porque é fruto de um trabalho coletivo dos profissionais da Educação: funcionários, professores, coordenadores, diretores, pais, alunos e da administração, que tem colocado a educação como uma das principais prioridades”, disse José Henrique Rossi, diretor da Educação.

Segundo ele, o município possui um grupo de profissionais comprometidos e dedicados à causa educacional, por isso alcançamos o sucesso, atingindo a meta programada para 2022.

“Educar é conceder ao outro a possibilidade de sonhar, transcender, superar limites e desbravar novos horizontes em direção a sua própria história e a conquista da cidadania plena. Quem educa colabora para a formação de uma sociedade culturalmente mais preparada para criar e vivenciar experiências positivas e revolucionárias. Enfim educar é um ato de amor”, frisou, ao concluir que em Junqueirópolis a educação é levada a sério.


Fonte: A Notícia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista