Vereadores afirmam que empresários de Dracena mudarão para o distrito industrial de Junqueirópolis
Nossa Lucélia - 01.04.2013



DRACENA - De acordo com o vereador Juninho do Esporte, a cidade somente tem a perder caso o problema não seja resolvido, pois os 33 empresários estão firmando um acordo com o prefeito de Junqueirópolis, Hélio Furini, que ofereceu um amplo espaço para a construção das empresas no Distrito Industrial.

Longe de parecer ter um final a história sobre a situação no Distrito Industrial José Dancieri II (localizado ao lado do campus experimental da Unesp), continua sem um parecer definitivo por parte do prefeito José Antonio Pedretti.

Apesar de o prefeito já ter afirmado a reportagem, em matéria publicada no dia 19 de março, de que no momento a Prefeitura está 'amarrada' porque está tentando resolver os problemas e exigências feitas pela Cetesb para a liberação da licença prévia ambiental com prazo até maio para ser resolvido, os vereadores da cidade resolveram 'pressionar' o prefeito para que tome uma posição sobre a instalação do Distrito Industrial.

No final da tarde de quinta-feira (28), o presidente da Câmara, Moisés Antonio de Lima  (PTB) e os vereadores Claudevi Oliveira da Silva Júnior – Juninho do Esporte (PV); Divanir Ledo dos Santos (PV); Juliano Brito Bertolini (PTC); Kielse Chiari Munis (PMN); Moacir Shoiti Kanezawa (PV) e Pedro Gonçalves Vieira (PSD) estiveram reunidos no Jornal Regional para afirmar que apóiam os empresários e querem que seja cumprida o quanto antes, que garante aos empresários os terrenos que ganharam para instalação de suas empresas.

Conforme os vereadores, o Legislativo quer apenas que o prefeito cumpra a lei, já que foi assinado um contrato e a Prefeitura já pagou pela área, inclusive cobrando o IPTU dos empresários. “Pedretti também concordou com a instalação do Distrito ao lado da Unesp na época que era vereador. Porque agora ele questiona algo que ele mesmo aceitou quando fazia parte da mesa do Legislativo?”, acrescentou o vereador Pedro Trabuco.

De acordo com o vereador Juninho do Esporte, a cidade somente tem a perder caso o problema não seja resolvido, pois os 33 empresários estão firmando um acordo amanhã (1º) com o prefeito de Junqueirópolis, Hélio Furini, que ofereceu um amplo espaço para a construção das empresas no Distrito Industrial da cidade. “Com essa mudança, deixamos de arrecadar impostos para o município e gerar mais empregos”, diz o vereador.

Já o vereador Juliano Bertolini afirma que: “A Cetesb estaria apenas orientando sobre as novas medidas a serem  adotadas para a instalação do Distrito e a lista de pedidos enviada em ofício à Prefeitura não se tratam de exigências, mas sim orientações, pois as empresas poderiam estar funcionando sem uma licença por parte da Cetesb”.

Apesar de o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan já haver deixado claro ao poderes Legislativo e Executivo da cidade que os cinco alqueires que compõem o Distrito Industrial ser de suma importância para a expansão do campus experimental da Unesp, os vereadores presentes, afirmaram que estão em defesa dos empresários da cidade e que a instalação das empresas não interfere no crescimento do campus e tão menos no crescimento da cidade. “Pelo contrário, o município contará com novas vagas de emprego”.

Eles também garantiram que caso não venham a ser atendidos, farão um convite ao prefeito para comparecer em uma sessão da Câmara para fornecer informações sobre o porquê estar adiando a instalação do Distrito Industrial, caso contrário será convocado uma Comissão de Inquérito (CI), para a resolução do problema.

Kielse Munis salienta que: “os outros seis vereadores que não compareceram é porque são contra a instalação do Distrito Industrial ao lado da Unesp”, finalizou.

ENTENDA – No dias 17 janeiro deste ano, a Prefeitura recebeu um ofício da Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Básico (Cetesb) solicitando uma lista de pedidos que a Companhia exige para o funcionamento do distrito. Pedretti afirmou anteriormente a reportagem que: “as exigências terão que ser cumpridas até maio, somente a partir desta data darei um posicionamento se realmente o Distrito Industrial continua na atual área ou se o terreno será doado para a Universidade. A Unesp é a menina dos olhos de Dracena é como se fosse um cartão postal da cidade, por isso é quase impossível imaginarmos como alguém pensou um dia em criar um Distrito Industrial ao lado da Universidade”, acrescentou o prefeito em matéria publicada no dia 19 deste mês.

No começo da tarde de ontem (30), o prefeito Pedretti foi ouvido novamente pela reportagem sobre a situação. Ele informou que jamais foi contrário a instalação do Distrito, porém é importante observar as condições da área discutida, ao lado da Unesp. “Há 32 anos, o saudoso prefeito Paulo Tahara criou o primeiro distrito industrial de Dracena, passaram-se sete administrações municipais e nenhuma entregou um novo distrito, meu maior orgulho será fazê-la”, disse Pedretti ressaltando que até o segundo ano do seu mandato entregará um novo distrito aos empresários.

“No orçamento do ano que vem irei colocar um milhão para ser destinado as obras do distrito. Este ano, só temos disponíveis R$ 200 mil, deixados pela administração passada, porém já fizemos levantamento que para construir o distrito é necessário de cerca de R$ 2,500 milhões”. Fora essa questão da verba, a Cetesb ainda não se manifestou se no local questionado poderá ser ou não construído o distrito. Nos próximos dias, Pedretti disse que deverá participar de reunião com o promotor do meio ambiente para ouvi-lo se naquele local poderá ou não ser instaladas as empresas.

“Caso naquele local não de certo já estamos atentos a outras áreas, como por exemplo, uma localizada entre a Balança do DER e a Distribuidora da Coca-Cola. É uma pena que alguns vereadores estão querendo que empresas locais deixem a cidade, temos de lutar pelo avanço de Dracena. Entendo a posição dos empresários, dos sonhos deles e vou fazer de tudo para adequar um local para o distrito”, explicou o prefeito.


Fonte: Elaine Rodrigues _ Do Portal Regional / Foto: M. Quinoshita/JR

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista