Prefeito visita Faesp/Senar em busca de parceria para realização de cursos
Nossa Lucélia - 29.03.2013


Curso "Jovem Aprendiz Rural" será ministrado pela terceira vez em Lucélia

LUCÉLIA - O prefeito Osvaldo Saldanha, acompanhado pelo diretor municipal de Agricultura, Djair Bedori Fiorini e do vereador Valdecir Pereira da Silva (Valdecir da Sabesp), visitaram a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), na Capital Paulista, sendo recepcionados pelo presidente Fábio de Salles Meirelles.

O objetivo foi de formalizar junto á instituição, que tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) a vinda de cursos para Lucélia, como o “Jovem Aprendiz Rural”.

O Programa de Aprendizagem Rural do Senar tem como objetivo proporcionar ao jovem a educação profissional, básica e genérica, necessária para o mundo do trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural, complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo.

Durante as aulas, os jovens não só tomam conhecimento das mais modernas técnicas que podem ser incorporadas nas atividades do meio rural, como se credenciam para o incremento do setor da agropecuária, por estarem munidos de modernos instrumentos, tanto em nível teórico como prático, necessários para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do campo.

“O curso ensina aos jovens assuntos relacionados ao campo e a desenvolver ações de formação rural”, enfatizou o prefeito. “É fundamental para o desenvolvimento de cada um, pois fortalece o vínculo, onde possam interagir sobre o assunto e não esquecer suas raízes”.

O curso “Jovem Aprendiz Rural” tem o objetivo de desenvolver as competências básicas, gerais e de empreendedorismo relacionadas às atividades agropecuárias, com a interface das empresas rurais que abrem campos de aprendizagem em cumprimento à lei 10.097/2000. Tem como público alvo os filhos de produtores e trabalhadores rurais.

Como pré-requisitos, o participante deverá ter entre 14 e 17 anos e 11 meses, ser alfabetizado e ter condições de freqüentar às 600 horas do programa.

Para Lucélia serão disponibilizadas 35 vagas para o curso que tem previsão de início em no mês de abril. Para inscrições e maiores informações no Sindicato Rural, Praça Melvin Jhones, 110, telefone (18) 3551-1493.

De acordo com o diretor municipal de Agricultura e presidente do Sindicato Rural de Lucélia, Djair Fiorini, esta será a terceira vez que o curso “Jovem Aprendiz Rural” acontecerá no município. Nos anos de 2011 e 2012 cerca de sessenta jovens participaram.

“O curso contribuiu para formação dos alunos, mostrando as dificuldades que possam encontrar na vida”, relatou Fiorini. “Na agricultura e no campo encontramos processos difíceis de serem desenvolvidos, portanto, cada um pôde vivenciar esse processo da vida, com a dificuldade de produzir, de comercializar, mas encontrando no final desse processo, o lucro obtido depois de todo empenho”.


Fonte: Fernanda Crepaldi _ Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista