Santa Casa recebe R$ 300 mil mensais da Prefeitura
Nossa Lucélia - 27.03.2013


Média deve ser atingida com o fechamento do mês de março

OSVALDO CRUZ - A Santa Casa de Osvaldo Cruz é o calcanhar de Aquiles da Saúde em Osvaldo Cruz. Em meio à crise financeira que o único hospital público da cidade enfrenta, a Prefeitura local aumentou o valor dos repasses próprios para manutenção do atendimento.

Em seus três primeiros meses de governo, Mazucato confirmou que a média de repasses de recursos próprios saltou para R$ 300 mil os aumentos de repasses que não há problemas no atendimento e apresentou números. “Economizamos em outros setores, como o caso da realização do Carnaval, entre outros para garantir o funcionamento do Pronto Socorro e da Santa Casa”, justificou o prefeito.

Hoje o hospital conta com 11 médicos em 8 especialidades: cardiologia,clínica geral, gastroenterologia,ginecologia e obstetrícia,ortopedia, pediatria. “São são 7 médicos cirurgiões, sendo 3 ortopedistas, 3 ginecologista/obstetrícia e 1 gastroenterologista. Nosso problema está em encontrar um anestesista, que hoje é contratado por dia e um ou dois cirurgiões gerais”, afirmou Mazucato.

Segundo o prefeito, o problema com a contratação de médicos está ligado a questões de não pagamentos de profissionais no passado, o que hoje teria inflacionado o mercado para a Santa Casa local. Outro problema é a falta de profissionais em determinadas especialidades médicas.

Mesmo assim, a Santa Casa tem recebido um grande volume de pacientes e os casos mais emergentes são transferidos para hospitais da região graças a uma ação civil pública que o Ministério Público da Comarca ajuizou para garantir atendimento por parte do governo do Estado aos pacientes.

“Temos um canal aberto e de diálogo com os dois promotores da Comarca. Eles, inclusive, conseguiram uma liminar no sentido de transferir os pacientes cujas especialidades não contamos com atendimento na Santa Casa”, explicou Edmar.

O prefeito afirmou que só este ano 9.801 pacientes assistidos no Pronto Socorro da Santa Casa, uma média de 3,4 mil atendimentos por mês, uma média de 100 a 110 atendimentos por dia no setor.

Já no hospital, entre janeiro e 25/03/2013, 560 foram internadas por algum motivo na Santa Casa, uma média de 190 atendimentos por mês, 7 pessoas que dão entrada todos os dias na Santa Casa por internações.

“Ainda que pessoas digam que não há anestesistas ou faltam cirurgiões na Santa Casa, a realidade é contrária às críticas. Este ano houve 147 cirurgias de janeiro até esta última segunda-feira, 25”, completou o prefeito Mazucato.


Fonte: OCnet _colaborou Assessoria de Imprensa

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista