Câmara de Dracena aprova obrigatoriedade do 'teste do coraçãozinho'
Nossa Lucélia - 19.03.2013


Projeto de lei determina que recém-nascidos sejam submetidos ao exame em até 48h após o parto

DRACENA - Os vereadores de Dracena, unanimemente, aprovaram o Projeto de Lei nº 13/2013, que determina que recém-nascidos nas unidades hospitalares da cidade sejam submetidos ao exame de oximetria de pulso em até 48h após o parto. A sessão ocorreu na noite dessa segunda-feira (18).

O "teste do coraçãozinho" mede os níveis de oxigênio no sangue do bebê e detecta se ele tem alguma cardiopartia congênita. “É comum ocorrer de recém-nascidos receberem alta e precisarem retornar ao hospital, após curto espaço de tempo, com problemas muitas vezes graves, que poderiam ter sido detectados e investigados antes de ele deixar o leito”, justifica o autor do projeto, o vereador Kielse Munis (PMN).

Ainda de acordo com ele, são inúmeras pesquisas realizadas que apontam para o benefício dessa prática nos bebês. “No entanto, o exame de rotina é realizado somente no âmbito das Unidades de Tratamento Intensivos (UTI) neonatais, não se aplicando a berçários com bebês aparentemente normais”, afirma.

Na cidade, o exame será feito na maternidade da Santa Casa. “É um exame simples e a instituição já possui profissionais capacitados e os equipamentos necessários, havendo apenas a adaptação do dedal para que se encaixe na criança. O teste dura cinco minutos e, caso constate a falta de oxigênio, a criança deverá passar por um cardiograma”, explica o vereador.

A partir de agora, o projeto de lei segue à Prefeitura para assinatura do prefeito, que tem 15 dias úteis para sancioná-lo ou não. A Santa Casa de Dracena foi procurada pela reportagem, mas disse que aguarda notificação da lei para se pronunciar.



Fonte: Pedro Mathias _ Do iFronteira.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista