Mais de mil títulos de eleitores podem ser cancelados na região
Nossa Lucélia - 18.03.2013


São 1.071 eleitores em 13 municípios que estão nessa condição

REGIÃO - Mais de mil eleitores da região que não compareceram às urnas e não justificaram a ausência nas últimas três eleições podem ter o título cancelado. São 1.071 eleitores em 13 municípios que estão nessa condição e até o momento não procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

Segundo a chefe substituta do cartório de Adamantina Andréia Viana Prado Carvalho, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não notificará os eleitores sobre o possível cancelamento do título. “A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja deforma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título”, comenta.

O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013. “Quem deseja reverter o atual quadro deve procurar um Cartório Eleitoral até 25 de abril, portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver), comprovante de votação ou de recolhimento de multa (ou a dispensa do recolhimento da multa)”, explica à servidora.

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

“A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado”, explica.

A cidade com maior número de eleitores com pendências na região é Osvaldo Cruz. São 259 títulos que correm o risco de serem cancelados. Já em Pracinha apenas seis eleitores devem regularizar a situação. Em Adamantina, dos 27.439 eleitores, 234 estão com problemas.

ONDE REGULARIZAR? – A regularização pode ser feita no cartório responsável pela Zona Eleitoral de cada município. Confira no GI Notícias o endereço dos Cartórios Eleitorais de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz e Pacaembu. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do TSE: www.tse.jus.br.



Fonte: João Vinícius _ GI Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista