Epidemia de sarna atinge moradores de Varpa, distrito de Tupã
Nossa Lucélia - 13.03.2013


Em um mês, 30 casos de escabiose foram registrados na cidade. Oito alunos foram afastados da escola com sintomas da doença

TUPÃ - Moradores de Varpa, distrito de Tupã (SP), estão enfrentando uma onda de contágio de sarna. Em um mês, 30 casos de escabiose, conhecida popularmente como sarna, foram registrados. O distrito está em estado de alerta e a secretaria de saúde confirmou que o local vive uma epidemia da doença.

A doença altamente contagiosa mudou a rotina dos moradores do distrito que tem cerca de 600 habitantes. Na única escola de Varpa, 8 alunos foram afastados porque apresentaram os sintomas da doença. Com medo de contágio, muitos pais proibiram os filhos de irem às aulas. No único posto de saúde do distrito, cerca de 30 pessoas procuraram orientação médica com medo de estarem com a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a suspeita é que a doença tenha se espalhado pelo distrito depois um caso de sarna em humanos não foi corretamente tratado. A escabiose em humanos é transmitida pelo mesmo ácaro, um tipo de carrapato, que causa a doença em animais. O ácaro deposita os ovos sobre a pele da pessoa. Após alguns dias esses ovos eclodem o que causa muita coceira e feridas.

Entre os sintomas da doença estão a coceira que se intensifica durante a noite, pequenos nódulos (bolinhas) vermelhos nas áreas de mais calor do corpo, dedos das mãos, atrás do joelhos, cotovelos. Para evitar o contato com a sarna, é preciso lavar as roupas da pessoa infectada separadamente, ter cuidado com a higiene pessoal, evitar contato com pessoas suspeitas e evitar ida de crianças à escola em que casos foram registrados.

Segundo o médico Rennan Squiris Jiardulli, apesar do tratamento ser simples, com remédios via oral, é preciso procurar uma unidade de saúde. “A pessoa que está com suspeita de sarna deve procurar a unidade de saúde mais próxima para obter orientações e fazer uma verificação já que a doença é difícil de ser identificada”, explica.


Fonte: Do G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista