Confirmado um caso de dengue em Mariápolis
Nossa Lucélia - 11.03.2013



MARIÁPOLIS - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue deste ano em Mariápolis. Também afirmou que existem outros suspeitos aguardando resultado de exames.

O secretário de Saúde, Enver de Freitas comentou que sempre vem sendo realizados trabalhos preventivos da vigilância sanitária junto a epidemiológica, porém informou que continua com busca ativa de casa em casa, principalmente próximas aos locais de foco do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue.

Na semana passada teve uma campanha denominada “Cacareco”, em parceria com a secretaria de Obras. Enver destacou que o resultado foi positivo e a população aderiu com êxito. Na ocasião, os moradores fizeram a sua parte limpando os quintais (lixos, entulhos e materiais inservíveis) e colocando-os na rua. Os materiais foram retirados por caminhão e trator da prefeitura.

Os agentes comunitários também fazem visitas diárias, conversam, orientam a população e entregam panfletos informativos sobre a dengue. As pessoas também podem fazer alguma denúncia de locais suspeitos que o setor de vigilância irá ao local para as devidas averiguações.

A secretaria pede que a população fique atenta com os possíveis criadouros do mosquito dentro de casa e quintais. Os principais focos são pneus, garrafas de boca para cima, vasos de plantas, vasilhas, entre outros objetos. “Se a população se conscientizar e fazer o papel dela, a dengue diminui e quase acaba. É importante observar e fazer a limpeza, principalmente em tudo que acumula água parada e limpa que propicia a reprodução do mosquito”, completou o secretário Enver.

“A Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população mantenha os quintais limpos. A luta contra a dengue é permanente e não só no verão. Cidade limpa é cidade sem dengue. Vamos juntos nessa missão”, finalizou Enver.

Lembrando que entre os sintomas, a pessoa sente febre, dores de cabeça, nos olhos, no abdômen e ainda, fortes dores musculares. Se você estiver sentindo algo assim, procure o Centro de Saúde o mais rápido possível.


Fonte: Maciel Dantas _ Assessor de Imprensa / Bastos Já

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista