Origem do Futebol Médio é apresentado em Congresso Internacional de Educação Física
Nossa Lucélia - 09.02.2013


“Lucélia-SP O Berço do Futebol Médio (A Origem do Futebol Médio)”, conta as origens, mostra o acervo da época, os criadores, as regras, os movimentos, as pessoas propulsoras para a modalidade, os eventos organizados e a história do começo até os dias de hoje

LUCÉLIA - O luceliense Eduardo Fatinanci (foto ao lado), participou do Congresso Internacional de Educação Física, realizado de 12 a 16 de janeiro, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Na oportunidade, Eduardo apresentou um artigo intitulado “Lucélia-SP O Berço do Futebol Médio (A Origem do Futebol Médio)” para contar as origens desse esporte, trazendo todo o acervo da época, os criadores, as regras, os movimentos, as pessoas propulsoras para a modalidade, os eventos organizados enfim, a história do começo até os dias atuais.

O esporte hoje praticado em todo país teve sua origem na cidade de Lucélia, mais precisamente no Tênis Clube, e teve como idealizadores, Hamilton Di Stéfano e Paschoal Milton Lentini.

“Desde 2010 com o total apoio e acervo bibliográfico do Sr. Hamilton Di Stéfano, venho conduzindo uma revisão bibliográfica detalhada das origens do Futebol Médio, venho apresentando artigos em Congressos Regionais como CICFAI Junior e CPCFAI, e publicando em ANAIS Científicos.”, explica Eduardo.

“Este ano tive a oportunidade de inscrever o artigo 28º no Congresso Internacional de Educação Física da FIEP (2013 Congresso Mundial da FIEP) e após uma criteriosa avaliação, ser aprovado obtendo tradução para 3 idiomas, inglês, francês e espanhol, e mudanças nas revisões bibliografias e normas para publicação, por ser um Congresso Internacional.

Realizado durante o mês de janeiro entre os dias 12 a 16, na cidade de Foz do Iguaçu – PR, o artigo intitulado “LUCÉLIA-SP O BERÇO DO FUTEBOL MÉDIO (A ORIGEM DO FUTEBOL MÉDIO)”, conta as origens do Futebol Médio, trazendo todo o acervo da época, os criadores, as regras, os movimentos, as pessoas propulsoras para a modalidade, os eventos organizados enfim, a história do começo até os dias atuais.”, explicou Eduardo em visita ao jornal.

Segundo Eduardo, o Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, conhecido também como Congresso FIEP, é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física - FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu/PR, de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição.

O Congresso é organizado pelo Prof. Almir Adolfo Gruhn, idealizador do evento e que esteve pessoalmente apresentando o Artigo do Futebol Médio e com propostas de outros projetos científicos apoiados pelo Vice Diretor da FAI, Wendel Cleber Soares. Portanto não pensei duas vezes em concorrer à chance de apresentar o presente artigo além de divulgar uma obra prima criada e registrada em nossa querida cidade (Lucélia-SP), ainda completando este ano seus 35 anos de existência. Também tive a oportunidade de realizar um curso de Futsal de Alto Rendimento com o Professor Paulo Cesar Cardoso.

“A pesquisa em si é muito importante para o desenvolvimento do educando, tanto em nível médio ou universitário, por isto desenvolvo trabalhos científicos pelas escolas que trabalho. Este ano preparei um projeto piloto de iniciação à pesquisa científica na escola Dimensão Positivo e uma parceira com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da FAI, com alunos da escola Estadual José Firpo. Espero colher bons resultados sendo o principal, observar evolução no educando”, comenta o jovem professor.

“Este ano será muito árduo, com muito trabalho, acredito muito na nova administração que está à frente da municipalidade. Cito a nova Secretaria de Esportes, sendo uma equipe de trabalho que possui objetivos concretos, uma visão panorâmica onde o esporte é saúde e qualidade de vida, para dar novos rumos e novas oportunidades a todos. Esperamos que o poder legislativo esteja presente nos trabalhos executados pela administração, cobrem muito, critiquem, más aponte soluções, ajude a buscar meios para construir algo novo, algo de bom, some forças às pessoas que querem ver Lucélia uma cidade melhor.”, finaliza Eduardo.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2013 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista