Volta ao Passado: Um pouco da História do Lucélia F.C.
Nossa Lucélia - 12.08.2012



LUCÉLIA - A cidade de Lucélia fica a 585 quilômetros da capital bandeirante e é a casa do Lucélia Futebol Clube e também do Estádio José de Freitas Cayres, palco dos jogos da equipe azul e branco. Mas antes de falar de futebol, vale registrar um pouco da história do município. As terras que hoje formam a cidade foram colonizadas nos anos 20 do século passado por imigrantes eslavos e russos que chegaram na região através dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1939, o engenheiro Luiz Ferraz de Mesquita, responsável pela divisão e colonização das terras, fundou um povoado que recebeu o nome de Lucélia (antes, o povoado era conhecido como "Zona da Mata"). Em 1944, esse povoado foi elevado à categoria de município.

O interessante mesmo dessa história é saber de onde o engenheiro Luiz Ferraz de Mesquita tirou o nome "Lucélia". Ele foi formado por uma sílaba do seu nome ("Lu"), a primeira sílaba do nome de sua esposa Cecília ("Ce") e mais a terminação "Lia", comum em cidades da vizinhança como Gália, Marília e Cabrália.

Antes mesmo que a cidade finalmente fosse fundada, o Lucélia Futebol Clube já existia. A equipe azul e branca nasceu no dia 7 de julho de 1943 e se tornou filiada da Federação Paulista de Futebol em 1950. Em 1952, a equipe disputou a segunda divisão da época, e foi lanterna da chave da Primeira Região, jogando junto com Linense, São Paulo de Araçatuba, Tupã, Bandeirante, Penapolense, 9 de Julho de Getulina e AA Adamantina.



Equipe do Lucélia nos anos 50. Ao fundo, as lotadas arquibancadas do Estádio José de Freitas Cayres.
Reprodução: http://kmphotography.host.sk/nossalucelia3.


Após essa disputa, a equipe voltou ao profissionalismo em 1958, jogando a terceira divisão. Até 1965 foram mais quatro campeonatos profissionais disputados, e no final daquele ano o time se despediu das disputas dos campeonatos paulistas numa derrota em casa para o Guarani de Adamantina acontecida em 26 de setembro de 1965.



Time do Lucélia posado em 1962.
Reprodução: http://kmphotography.host.sk/nossalucelia3.

Desde então, a equipe continuou disputando campeonatos amadores da região, sempre mandando as partidas no Estádio José de Freitas Cayres, local que o Orlando Lacanna teve a honra de visitar no ano de 2009. O estádio não estava tão bem cuidado assim, e a impressão era que ninguém mexia ali há tempos. Na época, ele também buscou informações sobre a situação do Lucélia F.C., mas sem obter sucesso. Por ter feito a visita num feriado, também não conseguiu visitar a sede do time.




Fachada do Estádio José de Freitas Cayres.
Foto: Orlando Lacanna.

Mas atualmente sabemos que o Lucélia Futebol Clube ainda existe, e jogou no segundo semestre de 2011 a Copa AMNAP, se tornando vice-campeão. Mas a equipe não manda seus jogos no tradicional estádio da cidade, já que o mesmo está interditado. Uma reforma foi iniciada e tinha previsão de término até junho do ano corrente. Por motivos ignorados, as obras estão paralisadas e até o momento não há previsão para o término das mesmas. A sede do clube foi destruída pela chuva no final de 2010 e ainda não tem previsão de ser reconstruída.



Time do Lucélia FC em 2011, quando foi vice-campeão da Copa AMNAP.
Reprodução: www.esporteinterior.com.br.

De qualquer forma, nós sempre esperamos que algum time que chegou a jogar profissionalmente em tempos remotos possa voltar ao profissionalismo. Tudo bem que o fato de que os interessados tenham que possuir local para jogos com a terrível capacidade mínima de 5 mil lugares é um impeditivo real para que isso aconteça, mas a esperança é a última que morre.



Arquibancadas do estádio lotadas. Foto dos anos 50.
Reprodução: http://kmphotography.host.sk/nossalucelia3.



Parte coberta do estádio José de Freitas Cayres.
Foto: Orlando Lacanna.



Gol "da esquerda".
Foto: Orlando Lacanna.



Agora o gol "da direita".
Foto: Orlando Lacanna.



Outra visão do gol "da direita", agora com uma ideia dos vestiários.
Foto: Orlando Lacanna.



Arquibancadas do José de Freitas Cayres.
Foto: Orlando Lacanna.



Uma visão geral do estádio.
Foto: Orlando Lacanna.




Fonte: Publicado em jogosperdidos.zip.net (Fotos: Orlando Lacanna) _ colaborou: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista