Xadrez de Lucélia já ganhou muitas medalhas em Jogos Abertos e Jogos Regionais
Nossa Lucélia - 01.07.2012


'FRAGMENTOS' DA HISTÓRIA DE LUCÉLIA


LUCÉLIA - O xadrez na cidade de Lucélia foi muito tradicional. Em Jogos Regionais e até mesmo em Jogos Abertos do Interior, a cidade de Lucélia era muito bem representada nessa modalidade, esporte que exige grande capacidade e concentração intelectual.

Os “enxadristas" de Lucélia já venceram importantes partidas contra grandes cidades do Estado, como Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Santos.

Entre os principais jogadores de Lucélia destaque para o professor nipônico Taro Mizutori e para o imigrante russo, Demétrio Cavlak. Alias, os imigrantes japoneses e eslavos eram bons jogadores de xadrez na cidade de Lucélia.

O xadrez era muito praticado na cidade, e na época existia a primeira divisão com 20 jogadores e a segunda divisão tambem com 20 jogadores. Havia cobrança de mensalidade entre os integrantes. Existia tambem um intercâmbio entre as cidades e constantemente haviam partidas contra cidades do porte de Bauru e Presidente Prudente.

Entre as maiores conquistas do xadrez de Lucélia, está o vice-campeonato nos Jogos Abertos do Interior, disputado na cidade de Santos. Faziam parte da equipe vitoriosa: Taro Mizutori, Demétrio Cavlak, Hamamoto, Hirata e Marcondes.

A fama do esporte na cidade tendeu a visita na década de 60, de um famoso mestre internacional que veio da Alemanha, para aprimorar a técnica dos jogadores de Lucélia. O esporte era tão valorizado na cidade que existia até mesmo um clube com sede própria e organização. Hoje tudo isso faz parte do passado.


Fonte: Marcos Vazniac / Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista