Luceliense Emerson Marçal jogou com Pelé no Santos F.C.
Nossa Lucélia - 01.07.2012


'FRAGMENTOS' DA HISTÓRIA DE LUCÉLIA


LUCÉLIA - O jogador de futebol Emerson Marçal, jogou no Santos F.C. com Pelé, o maior jogador de futebol do mundo em todos os tempos. Marçal nasceu em Lucélia no dia 11/10/1944, filho de Manoel Antonio Marçal, um santista que se mudou para Lucélia e aqui tinha um comércio de secos e molhados, localizado na Avenida Internacional, altura do número 1000.

O Sr. Manoel foi um dos fundadores do Lucélia Futebol Clube, e seu irmão era mascote e o clube usava as cores do São Paulo como referência.

Marçal viveu em Lucélia por apenas dois anos. Mudou com a família para a cidade de Santos no litoral paulista onde iniciou sua carreira futebolística, jogando pela Portuguesa Santista de 1964 até o ano de 1968. Um ano antes, foi eleito o melhor quarto zagueiro do campeonato paulista de futebol, e sua atuação foi suficiente para ser contratado pelo maior time da cidade de Santos, que na época era o melhor time de futebol do mundo.

Jogando pelo Santos F.C. foi bi-campeão paulista, em 1968 e 1969. Em 1968 conquistou o torneio Roberto Gomes Pedrosa, que equivale ao atual campeonato brasileiro. Conquistou também o paulista de 1973.

No seu primeiro ano pelo Santos F.C. venceu a Recopa Sul-Americana e a Recopa (Mundial Interclubes). Conquistou com a camisa do Santos F.C. vários torneios e campeonatos por vários estados do Brasil e no exterior como na Argentina, Chile, Jamaica, México, e em 1977, participou do jogo de despedida do Pelé, em partida contra o Cosmos de Nova York, disputado nos EUA.

Além da gloriosa e vencedora camisa do Santos F.C,. Marçal defendeu as cores da Seleção Paulista de Futebol, quando foi convocado no ano de 1968. No mesmo ano Marçal foi convocado para jogar com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol ao lado dos melhores jogadores de futebol do mundo.

Jogou no ano de 1974 pelo Coritiba, onde vestiu a camisa do coxa-branca, time de maior torcida do futebol paranaense.

“Foi um privilégio poder jogar ao lado do atleta do século. Incomparável futebolisticamente. Grande amigo, convivi momentos de lazer entre as famílias durante muitos anos. Idolatrado no mundo todo, mas para o povo africano era referência de conquista. Quando a guerra parou na Republica do Congo, não foi pela influência de um líder político ou religioso, mas para ver o SFC jogar, ou seja, para ver Pelé jogar. Um exemplo dessa admiração que pudemos presenciar foi na chegada ao Aeroporto de Brasaville”. Comentou Marçal, em e-mail remetido ao jornal Gazeta Regional, onde relata sua experiência futebolística com Pelé, o atleta do século.

Desde que se mudou de Lucélia para Santos aos dois anos de idade, Emerson Marçal nunca mais visitou Lucélia, mas disse: “Não conheço Lucélia. Sim pretendo preencher este vazio que trago no meu coração”.

Hoje, Marçal está aposentado pela Cosipa desde 1992. Foi vereador na Câmara Municipal de Santos, na gestão 1993-1996. Foi Secretário de Administração na gestão do ex-prefeito Beto Mansur, como também na primeira gestão do atual prefeito de Santos, Márcio Papa.

Em 2012, Emerson Marçal e os grandes heróis do Santos F.C. foram homenageados no estádio da Vila Belmiro, em festividade do centenário do Santos. F.C.


Fonte: Marcos Vazniac / Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista