FEVEREIRO / 1954 - TREM ATROPELA JARDINEIRA E FAZ DEZENAS DE VÍTIMAS

Um dos acidentes mais trágicos ocorridos na história de Lucélia e Adamantina e, que teve repercussão nos grandes noticiários da imprensa brasileira, aconteceu as 15:00 horas do dia 12 de fevereiro de 1.954.

O desastroso acidente aconteceu no município de Adamantina, bem próximo da divisa com Lucélia, envolvendo uma composição férrea e uma jardineira.
O motorista ao atravessar a linha férrea, deixou o motor da jardineira afogar e não conseguiu religar a tempo, acontecendo então a iminente tragédia.

A locomotiva acabou chocando-se com a jardineira e devido a velocidade arrastou-a por uns cem metros, pegando fogo em seguida. No incêndio morreram cerca de 50 pessoas.

Da lotação apenas três sobreviveram, e uma das sobreviventes mora em Lucélia.
Alairce Ap. Gasparotto, estava na jardineira na hora do acidente. "Na época eu tinha dois anos e seis meses", comenta Alairce, que hoje é casada com Carlos Gasparotto.
Viajavam com Alairce no dia do acidente, sua mãe Cristina Rossi (grávida de oito meses), dois dos seus avós e dois irmãos.

Logo após a composição férrea arrastar a jardineira por uns cem metros, que em seguida se incendiou, a mãe de Alairce, (dona Cristina), ainda encontrou tempo para colocá-la na janela da jardineira e, um homem que trabalhava num cafezal próximo, correu e pegou a jovem das mãos de sua mãe que não teve sorte nem tempo de sair da jardineira que foi devorada pelas chamas.
Alairce sofreu queimaduras e ficou hospitalizada por algum tempo.

A tragédia entre a jardineira e a locomotiva férrea é uma das maiores da região, sendo na época notícia nos principais jornais do país e inclusive foi tema de música sertaneja.

O acidente aconteceu no local onde hoje existe um pontilhão próximo ao Jardim dos Poetas em Adamantina.
Na época os veículos cruzavam sobre os trilhos (cruzamento em nível), fato este que facilitou o trágico acidente.

Informações recebidas de Bernadino Toledo em junho de 2006 - O Sr. Bernadino Toledo morava na época do acidente, em frente à Casa de Saúde São Lucas, local onde foram internadas várias vítimas do acidente.
"Lembro-me muito bem que foram internados e permaneceram por mais de três meses e sobreviveram, as pessoas: José Stefano, de Flórida Paulista, meu colega do Ginásio Salesiano Domingos Sávio, Sr. Ademar, de Adamantina, e a Sra. Neiva, de Lucélia, sendo portanto, quatro as pessoas sobreviventes, contando com a Sra. Alairce Gasporoto".
"Esse acidente até hoje me traz muitas lembranças pois eu passava muito tempo com o Sr. José Stefano, fazendo companhia para ele, enquanto sua mãe ficava na minha casa, pois ela estava na época esperando bebê", disse o Sr. Bernadino" .

Informações recebidas de Odemar Sofia em 10.12.2006 - "Na época, eu morava em Adamantina, próximo ao campo de aviação. Lembro que logo que a notícia chegou, curioso saí correndo e fui até o local do acidente. Vi as pessoas sendo retiradas e empilhadas ao lado da jardineira".




Alairce Ap. Gasparotto

Fotos - Arquivo da família
Fonte: Imprensa Local


© Copyright 2000 - 2009. All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
LUCÉLIA
O primeiro município da Nova Alta Paulista