COLÔNIA DE IMIGRANTES ESLAVOS FOI PIONEIRA EM LUCÉLIA.

A história de nossa cidade data alguns anos antes de sua emancipação política ocorrida em 1.944.
Um grupo de imigrantes Eslavos (russos, romenos, búlgaros e ucranianos) construíram um povoado situado no Bairro Baliza.

Ali construíram suas casas incluindo um cemitério, mas a colônia dos eslavos não prosseguiu.
Com a fundação de Lucélia, o Bairro Baliza desapareceu e nada restou no local. Os moradores desta colônia acabaram mudando para outras cidades como São Paulo, Campinas, Maringá e Curitiba.

Um destaque sobre a colônia eslava do Bairro Baliza, é que os imigrantes oriundos da Rússia, não aprenderem a falar nossa lingua, e os filhos destas famílias lembravam muito a "Mãe Rússia".

Parte da memória da imigração destas famílias para o Brasil e consequentemente para Lucélia, devem estar nos arquivos do Museu da Imigração em Santos e no Rio de Janeiro, ou em outros países como Canadá, EUA, França e Alemanha, visto que estes imigrantes quando vinham para o Brasil, pensavam que estavam indo para a América do Norte (Canadá e EUA), pois parte de seus pertences foram transferidos para outros navios que iam até aos países da América Anglo-Saxônica.

Estas famílias embarcavam nos portos de Hamburgo e Marselha. Cada embarcação marítima ganhava por pessoas que transportavam.
(Fonte: Texto extraído de publicações na imprensa local)


© Copyright 2000 - 2009. All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
LUCÉLIA
O primeiro município da Nova Alta Paulista