AVENIDA INTERNACIONAL

Você sabia? É curioso observar que até 1944, as terras de LUCÉLIA, pertenciam às comarcas de Araçatuba, Valparaízo e Presidente Prudente e aos municípios de Guararapes, Martinópolis e Tupã. A cidade estava assim dividida: A povoação do lado direito da Avenida Internacional, do início até a atual Praça José Firpo, pertencia ao município de Guararapes; continuando do mesmo lado até o local onde funcionava a Ind. de Óleo Granol, pertencia ao município de Valparaízo. A povoação do lado esquerdo da Avenida pertencia ao município de Martinópolis.

Prédios da Avenida Internacional preservam a história de Lucélia
Por Marcos Vazniac

A cidade de Lucélia começou a ser colonizada, como toda a região da Nova Alta Paulista, na década de 1920. Na época, o município recebeu a influência de diversas colônias de imigrantes europeus, que ajudaram na construção da futura cidade.
Lucélia teve sua colonização em uma época histórica e economicamente denominada "Ciclo do Café".
Segundo o historiador e economista Caio Prado Jr., em sua obra "História Econômica do Brasil", enquanto as cidades da Nova Alta Paulista estavam sendo povoadas, no declínio do ciclo cafeeiro, o Brasil entrava na industrialização. Em fotografias publicadas na imprensa local, percebe-se que a Avenida Internacional, em imagens da época, pouco mudou, se comparada aos dias de hoje.
A arquitetura do ciclo cafeeiro foi preservada - percebe-se esse fato, por exemplo, nas construções que abrigam as principais lojas da Avenida Internacional. As telhas francesas ainda cobrem o comércio daquela região, sem perder o estilo de décadas.
A Avenida Internacional difere das demais avenidas de Lucélia e de cidades da região, pois é a única avenida central de uma cidade que é torta, em forma de "S". Existem algumas explicações para esse formato. Uma delas dá conta de que a avenida tem esse formato por não ter sido projetada no traçado original da cidade. Lucélia foi projetada na atual Vila Rancharia e a avenida central do município, era para ser a Avenida São Paulo - atual Avenida Vereador Jorge Mansur Filho.
Outra explicação é que a Avenida Internacional foi construída em um Espigão, que divide o município em dois, pois as águas das chuvas que caem naquela avenida acabam desaguando nos rios Feio e do Peixe, e a construção de uma avenida nas vilas Rennó e Rancharia seria inviável, pois sofreria, futuramente, com inundações.
Outra versão é que a Avenida Internacional era uma rua que ligava os municípios de Lucélia a atual Inúbia Paulista, e de que o comércio se estabeleceu rapidamente no local, transformando, mais tarde, a rua na principal avenida luceliense.
Muitos podem achar o trajeto da Avenida Internacional de pouca beleza, pelo fato de ser "torta". Podem também achar que sua arquitetura é inferior à arquitetura das avenidas de cidades vizinhas, como Osvaldo Cruz e Adamantina. A favor de Lucélia pesa, no entanto, a sua história. Se as cidades históricas de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Sabará, etc) preservam sua arquitetura colonial e são considerados patrimônios culturais e históricos da humanidade, recebendo turistas de todo o mundo, nossa população também deveria observar a Avenida Internacional e perceber, em cada metro quadrado, um pouco do seu passado histórico: a época dos grandes carnavais; do cinema; dos barões do café; dos desfiles memoráveis; a época em que Lucélia era pequena e suas ruas não eram pavimentadas, sem muito conforto, mas deixando no ar um pouco do seu "período colonial".


Av. Internacional 1.957


Avenida Internacional - 2002



© Copyright 2000 - 2009. All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
LUCÉLIA
O primeiro município da Nova Alta Paulista