ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LUCÉLIA |
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1971) |
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Linha-tronco oeste - km 605,304 | P/TO-49 | |
Inauguração: 20.04.1950 | ||
Uso atual: Restaurada - Inauguração dia 24.06.2008 | com trilhos | |
Data de construção do prédio atual: 1950 | ||
A ESTAÇÃO: A estação de Lucélia foi aberta em 1950 pela Paulista. A cidade já existia desde 1939, sendo que cinco anos depois já era município autônomo. Após a privatização da Ferrovia Paulista (1998), a estação ficou totalmente abandonada sem nenhuma ação por parte da empresa ALL, sucessora da Ferrovia Paulista. A ESTAÇÃO FOI REVITALIZADA - Em 2007, a Prefeitura Municipal de Lucélia, com recursos próprios, através do atual prefeito João Pedro Morandi, atendendo a reivindicação de moradores e ex-moradores lucelienses, iniciou o processo de reforma, restauração e revitalização da estação. Dia 24 de junho de 2008, data do 64º aniversário de Lucélia, a estação foi inaugurada e deve abrigar em breve a Casa da Cultura. |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. | ||
Clique aqui e saiba como foi a luta para o acontecimento da revitalização da nossa estação ferroviária: |
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