A Bicicleta e o desenvolvimento urbano em Lucélia
Nossa Lucélia - 05.09.2010


Uma ciclovia de boa qualidade não contribui apenas com a mudança da paisagem local, mas inclusive com os hábitos dos moradores


Por Amaury Teixeira - É bem verdade que nossa cidade na maior parte do ano tem um clima bem quente. O frio quase nunca incomoda. Apenas em alguns dias de junho e julho a temperatura baixa dos 18º. No verão, muita chuva, mas nada que atrapalha a vida de um ciclista em nosso espaço urbano que é pequeno e não industrializado.

Temos muitas lojas de roupas, eletrodomésticos, lanchonetes e alguns mercados. O trânsito de veículos automotores está aumentando e os ciclistas estão diminuindo. A prefeitura com seu escasso recurso financeiro dificilmente vai conseguir tornar a área urbana ampla para acomodar esse aumento de carros.

Antes, quando grande parte da população utilizava o transporte coletivo e bicicletas, não tínhamos esse problema. As bicicletas além de diminuir índices de obesidade e doença cardíaca contribui para preservação do meio ambiente.

A utilização de bicicletas poderia ser mais incentivada com investimentos em ciclovias como fez por exemplo a cidade de Sorocaba. Com o objetivo de reforçar o papel e a importância da bicicleta na mobilidade urbana, uma ciclovia de qualidade ajudaria no turismo da cidade somado aos recentes projetos de urbanização de praças e demais logradouros públicos.

É certo que nos últimos anos Lucélia melhorou muito a qualidade de vida de seus moradores, com a criação de pistas de caminhadas e melhorias implementadas no espaço existente ao redor da Casa da Cultura e na marginal da Via de Acesso. Mas ainda há muito por fazer.

A construção de ciclovias contribuiria muito no desenvolvimento da cidade e ajudaria a mantermos a agradável vida simples de interior com pouca violência e uma população saudável e feliz.

Deveríamos ter ciclovias ligando todos os bairros da cidade principalmente uma saindo do Parque das Palmeiras passando pela Vila Rancharia, Vila Rennó, Vila Cayres e conjunto Habitacional. Uma outra começando nos arredores da Santa Casa de Misericórdia cortando o centro da cidade até a vicinal João Vaz Pinto com destino a Adamantina ligando assim o centro com os bairros.

Fica aí a sugestão aos nossos administradores municipais.

Assista ao vídeo. Ciclovia de Sorocaba no YouTube



Ciclovia de Sorocaba no YouTube




Fonte: Redação do Portal Nossa Lucélia




Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista