Os sem-poder, Luma e George Walker
15 de dezembro de 2004 - Jose Rocha

Os números da economia mostram que o governo está no caminho certo, para desencanto – e desespero – do fã-clube de Fernando Henrique Cardoso e de outros menos cotados, como o primeiro ministro do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, e o clone do Cristopher Lee, Michel Temer (não é a cara dele?).

Em conseqüência dos bons resultados obtidos no comércio, na indústria, com o aumento da oferta de emprego e os bons sinais no rolo da máquina econômica, que não é minha praia, a aceitação do presidente Lula só tem subido, segundo todas as pesquisas divulgadas nos últimos tempos.

É claro que os bons ventos que sopram para o Brasil, e para todos nós, brasileiros, não agradam os que caíram do galho, como os membros do tucanato. É por isso que temos lido tantas declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – todas negativas, irônicas, com toda a pose que FH sempre teve.

Babando para voltar ao Palácio do Planalto, Fernando Henrique, que fala até javanês, não mede palavras. É quase um Mike Tyson dos bons tempos: não pensa, bate, para o delírio da platéia dos sem-poder, que só torcem para que tudo desabe e FH apareça como aquele bombeiro da Luma, com a solução nos braços - ou no colo.

Nós, brasileiros, somos mesmo canalhas, não é, João Ubaldo? Queremos é ver o circo pegar fogo. Tenho absoluta confiança que fagulha nenhuma vai queimar o cenário que temos hoje, mas, se isso acontecesse, para a alegria do fã-clube de Fernando Henrique Cardoso, para o orgasmo do primeiro ministro Anthony Garotinho e o delírio do clone de Cristopher Lee, Michel Temer, os únicos que sairiam feridos seriam os palhaços dessa comédia de má qualidade: nós.

Enquanto isso, lá nos Estados Unidos, os que reelegeram George Walker Bush, o presidente que, não por acaso, tem sobrenome de whisky, devem estar roendo as unhas: a tão aclamada maior potência do mundo vai de mal a pior no quesito em que damos show: a economia. Bem feito! Eles não se acham o bombeiro da Luma? Um abraço, brothers! Quem mandou beber antes de votar? Nós, aqui do lado debaixo do equador, estamos lulinha.

José Rocha, 44, é autor dos livros"Espelho quebrado", "Batatas fritas ao sol", "O verbo por quem sofre de verborragia", "Coração de Leão" e "A lua do meio-dia" (no prelo).

Voltar para crônicas de José Rocha


© All rights reserved.
Contact: Portal Nossa Lucélia Powered by www.nossalucelia.com.br