Novos radares fixos voltam às rodovias da região; ativação é prevista para o começo de 2023
Nossa Lucélia - 19.09.2022


Ativação dos radares fixos está prevista para ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem

REGIÃO - As rodovias da região, sob concessão da Eixo SP, devem voltar a contar com fiscalização eletrônica de velocidade por meio de radares fixos.

Neste domingo (18), um morador fotografou equipamentos instalados em três pontos da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no trecho entre Martinópolis a Presidente Prudente, nas duas pistas, e publicou em seu perfil no Facebook.

Conforme a postagem, os equipamentos estão instalados em três pontos da SP-425, nesse trecho: no km 439+800 (sentido sul - Martinópolis X Presidente Prudente), km 440 (sentido norte - Presidente Prudente x Martinópolis) e km 445 (sentido sul - Martinópolis X Presidente Prudente).

A publicação repercutiu rapidamente nas redes sociais.



No final da tarde desta segunda-feira (19) o Siga Mais fez contato com a área de comunicação da Concessionária, que conformou a instalação dos equipamentos e que sua ativação ocorrerá no começo do ano que vem, ainda sem data definida. “A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que a fiscalização eletrônica de velocidade na SP 425 – Rodovia Assis Chateaubriand tem início previsto para o primeiro semestre de 2023, a partir da homologação dos equipamentos e conclusão de estudos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ”, diz a nota enviada à redação.



Assim, conforme expôs a Concessionária, a ativação e operação dos equipamentos depende das liberações pelos órgãos estaduais oficiais. As infrações que venham a ser aplicadas, em situações de excesso de velocidade, são lavradas pelo órgão de trânsito competente. O Siga Mais também perguntou à Eixo SP quais são os pontos que receberão os radares, na SP-425, como também na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), porém a empresa não detalhou esses dados.

DESATIVAÇÃO DOS RADARES FOI EM NOVEMBRO DE 2020 - Em novembro de 2020 – pouco depois do início do contrato de concessão da rodovia, ocorrido em junho do mesmo ano – os radares existentes em pontos dessas duas rodovias, na região, foram removidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), como estabelecido no respectivo contrato.

Em resposta a esse questionamento, naquela ocasião, a Eixo SP respondeu ao Siga Mais que em junho de 2020, quando do início da concessão, foram iniciados “estudos técnicos para o apontamento de localização de radares no trecho de concessão, antes sob administração do departamento estadual”.



Ainda segundo detalhou a Concessionária dois anos atrás, não era preciso informar naquele contexto por quanto tempo as rodovias ficariam sem a fiscalização pelos dispositivos fixos, e nem seria possível se haveriam mudanças nos locais dos equipamentos, ou se seriam reinstalados nas mesmas localizações.

Em novembro de 2020 a Eixo SP esclareceu ainda que as decisões seriam conhecidas após a apresentação de relatório de estudos à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Depois disso, o órgão iria avaliar e decidir sobre localização e definição de prioridades na instalação, como determina o contrato de concessão.


Fonte: Siga Mais

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