Atleta treinado por professor da UniFAI conquista um ouro e um bronze em Sul-Americano de Atletismo
Nossa Lucélia - 15.09.2022


Atleta Alberto Rodrigues dos Santos Filho é treinado pelo Prof. Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa

ESPORTES - O Brasil ficou com o título de campeão do Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, realizado de sexta a domingo, dias 9 a 11, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Entre os competidores que defenderam as cores da seleção estava o atleta Alberto Rodrigues dos Santos Filho, que defende a equipe da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba e é treinado pelo docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa, que integrou a Comissão Técnica do Brasil.

E o pupilo de Carlão Barbosa fez bonito. O atleta que era o único da delegação brasileira a disputar duas modalidades, conseguiu pódio nas duas, com uma medalha de ouro no arremesso de peso e o bronze no lançamento disco.



No arremesso do peso, Alberto alcançou a marca de 17,78m, superando o colega de seleção e equipe, Alessandro Borges Soares, com 17,19m, e o equatoriano Erick Sebastian Caicedo Quiñonez, que alcançou 17,08 metros.

Já na disputa do lançamento do disco, Alberto alcançou 56,19m, marca superada apenas pelo chileno Alan Fell, com 57,64m, e pelo colombiano Juan David Montaño, com 60,84 metros.



Em entrevista ao jornal Diário do Oeste, o técnico de Alberto, Carlão Barbosa, voltou a destacar que sua participação foi possível pelo mérito total do trabalho do atleta. “Tanto o Alberto, em primeiro, e o Alessandro, em segundo, estavam bem conscientes nessa prova”, destacou referindo-se ao lançamento de peso, prova em que obtiveram os melhores resultados de suas carreiras.



Barbosa destaca ainda que Alberto tem muito ainda a evoluir e, em relação à prova do arremesso do disco, em que ficou em 3º, destacou que o brasileiro competiu com atletas mais velhos e experientes. “O Alberto também fez o melhor resultado carreira. Até esperávamos alguns metros a mais, mas ele só foi encaixar no finalzinho (na qualificatória)”, enaltece. “Os outros dois atletas são mais velhos que o Alberto e, já nesse ano, encerraram no sub-18, enquanto o Alberto ainda tem mais um ano e, quem sabe, pode bater os recordes sul-americano e brasileiro, consequentemente”, completou.

EQUIPES

Na disputa por equipes o time Brasil conquistou o título da competição, após três etapas, com a participação de 269 atletas de 11 países. A Seleção Brasileira manteve a hegemonia no continente ao conquistar 347 pontos. Venceu nos naipes masculino, com 164 pontos, e feminino, 133. Conquistou 40 medalhas (12 de ouro, 17 de prata e 11 de bronze).

A Argentina foi a segunda colocada na classificação geral com 190 pontos - também foi segunda no feminino, com 120 pontos, e terceira no masculino, com 70. O Equador foi o terceiro colocado no geral com 147 pontos e, também, o terceiro no feminino com 80 pontos. O Chile foi o segundo colocado no masculino, com 84 pontos.

No quadro de medalhas a Argentina ficou em segundo lugar com 19 (8 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze). O Equador foi o terceiro colocado com 14 medalhas (7 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze).



Os presidentes da World Athletics Sebastian Coe e da Sul-Americana Hélio Gesta de Melo acompanharam a competição em São Paulo, recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo Wlamir Motta Campos. A campeã olímpica Maurren Maggi também participou da premiação.

“Foi um grande desafio realizar um campeonato sul-americano desse porte. Acho que o ponto positivo foi termos 11 países presentes - e a maioria dos países conquistaram medalhas, o que mostra que o trabalho de formação está sendo bem feito na América do Sul”, disse Wlamir Motta Campos. “Mantivemos a hegemonia, mas tivemos a Argentina e Equador crescendo bastante, o que é importante nessa categoria”, completou.


Fonte: Siga Mais / Everton Santos | Jornal Diário do Oeste

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista