Adamantinense que atua no SBT Interior vence prêmio de jornalismo por reportagem sobre mineração
Nossa Lucélia - 24.08.2022


Rubens Nakatu Júnior é repórter no SBT Interior e recebeu prêmio em Belo Horizonte (MG)

BELO HORIZONTE - O jornalista Rubens Nakatu Junior, de Adamantina, que integra a equipe do SBT Interior, venceu o “Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco”, promovido pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, na categoria áudio e vídeo.

A entrega da premiação foi nesta terça-feira (23) em Belo Horizonte (MG), durante o IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores.

O profissional inscreveu uma reportagem que produziu em Narandiba, na região de Presidente Prudente, onde mostra o uso de pó de rocha na agricultura para remineralização do solo, em substituição a fertilizantes químicos. Na modalidade áudio e vídeo, concorreram mais de 80 reportagens publicadas por emissoras de TV e rádio, e podcasts, em todo o país.

A conquista do prêmio foi celebrada pelo profissional em suas redes sociais. A premiação também ganhou destaque nos canais da emissora, que tem sede em Araçatuba e cobertura também nas regiões de Presidente Prudente e São José do Rio Preto, atingindo um universo de 202 cidades e 3,3 milhões de pessoas.



Segundo publicou o site oficial do SBT Interior, a remineralização é utilizada para favorecer o solo, entregando à área de cultivo todos os compostos necessários para que seja mais fértil. A produção do pó de rochas ocorre no processo de britagem de rochas, e o material que já era usado como insumo na composição de massa asfáltica, para pavimentação, tem agora outra destinação, para reminerar solos e fortalecer a agricultura.

A nova alternativa se mostra economicamente mais viável, menos poluente e ganha força como alternativa à dependência externa por fertilizantes, tema que ganhou evidência e preocupou o setor do agronegócio brasileiro, em razão da guerra da Rússia contra a Ucrânia, fornecedores estratégicos desses insumos para o mundo.

A reportagem premiada do SBT Interior mostrou como funciona esse processo, em uma mineradora de Narandiba. Foram personagens do conteúdo um representante da empresa, um pesquisador e um agricultor que já utiliza o novo reforço para potencializar o solo em sua pequena propriedade.

RECONHECIMENTO - O “Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco” avalia produções jornalísticas de todo o Brasil e tem como objetivo estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração no país. "Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo em produzir conteúdos comprometidos com qualidade, contribuindo para o desenvolvimento de vários setores da sociedade, levando esse tipo de esclarecimento. Quando falamos de fertilização natural, estamos mostrando que o Brasil tem potencial e soluções caseiras e a gente não fica refém de produtos químicos e isso é ótimo", destaca Rubens Nakatu.

Além de certificado e troféu, o jornalista recebeu o prêmio de R$ 20 mil. Ele contou ao SIGA MAIS que ficou surpreso com a reação dos representantes da AMIG, na solenidade de premiação, quanto a essa novidade, àquele grupo, da aplicação do pó de rocha para remineralização dos solos e incremento à produção agrícola, sobretudo por se tratar de uma reunião do país que é berço da mineração. Rubens disse que sua utilização já existe há mais de 20 anos, porém agora ganha projeção e reconhecimento de viabilidade econômica, de fácil manejo e aplicação. “É uma satisfação enorme em poder ter esse reconhecimento, porque foi resultado de um trabalho ao qual a gente se dedicou", ressalta.



A conquista do prêmio também foi celebrada pelo gerente de jornalismo e pelo diretor-geral da emissora. “O prêmio vem pra selar nosso compromisso de oferecer um jornalismo sério e confiável. É um reconhecimento que mostra que estamos ao lado do telespectador, levando o que há de mais atual no interior paulista”, afirmou o gerente de jornalismo e apresentador no SBT Interior, Marcelo Casagrande. "O jornalismo do SBT no interior atinge todas as camadas sociais, inclusive o produtor rural, que também precisa de informação para trabalhar. O nosso trabalho é conhecer e mostrar ao público os bons projetos e as boas histórias, agregando sempre conhecimento ao telespectador. Ser premiado por isso é gratificante", completou o diretor-geral da emissora, Luiz Barretto.

DE CASA - Rubens Nakatu cursou jornalismo no Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), no período de 2002 a 2005. Segundo seu perfil no Linkedin, está no SBT Interior desde 2011, onde acumula mais de 11 anos de carreira.

Seu primeiro trabalho como jornalista, após formado, foi no jornal Diário do Oeste, em Adamantina (2006/2007). Depois, passou pela TV Centro América (2007), emissora afiliada Globo, em Rondonópolis (MT); TV Band Presidente Prudente (2007/2008), TV Fronteira Presidente Prudente, também afiliada Globo (2008/2010); e desde junho de 2011 está no SBT Interior.

AMIG - A AMIG é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, que representa, junto aos poderes públicos, as cidades que desenvolvem atividade mineral, assim como aquelas que são impactadas pela atividade minerária. A entidade promove a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na ascensão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e a conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.


Fonte: Siga Mais _ Com informações do SBT Interior

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista