Curso de Turismo Rural define pratos típicos lucelienses para festividade gastronômica
Nossa Lucélia - 02.05.2022


O evento gastronômico será realizado em novembro

LUCÉLIA - Os alunos do Curso de Turismo Rural, que está sendo realizado na cidade de Lucélia, definiram nos dias 28, 29 e 30 de abril durante o segundo módulo de aulas, realizadas na sede do Sindicato Rural, os pratos típicos que representam a gastronomia da cidade, e os seus ciclos econômicos desde a sua fundação.

O evento gastronômico será realizado no mês de novembro, em um sítio de propriedade de alunos que estão participando do curso em finalização.

O menu será rico e diversificado resgatando pratos típicos da culinária russa, japonesa e das fases econômicas do município, como ciclos do amendoim, milho, café e cana-de-açúcar.

De entrada haverá picles (culinária eslava), sashimi de pescador (com shoyu Daimaru produzido em Lucélia) e sashimi feito com peixes do rio Aguapeí. Mandioca frita, em homenagem aos índios kaingang (coroados) que habitaram as terras do oeste paulista antes da chegada dos primeiros colonizadores.

Os pratos principais serão salada verde, salada panks (As Plantas Alimentícias Não Convencionais são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não são consumidas em larga escala ou são utilizadas apenas em determinada região). Arroz tropeiro, feijão tropeiro (resgate da era dos tropeiros no município), sucos naturais com frutas típicas da época e de sobremesa arroz doce, adoçado com açúcar mascavo produzido em Lucélia, pananetez (pão com abóbora recheado típico rocambole, tradição das culturas russa e ucraniana).

O jantar típico rural terá atividades culturais, exposição de fotos antigas através de um almanaque cultural que está sendo confeccionados pelos alunos, e enfeites que remontam a época das fazendas e sítios no passado. 

O objetivo do mapeamento gastronômico faz parte do turismo local, com intuito primeiro de resgatar as nossas origens baseadas nas etnias que contribuíram para a formação da cidade, e futuramente dar continuidade, com elaboração de um calendário municipal unificado de eventos culturais e gastronômicos da cidade de Lucélia. 

GASTRONOMIA LOCAL - Uma cidade não é conhecida somente pelas suas belezas naturais, prédios históricos e grandes eventos turísticos e culturais, mas também pela sua gastronomia. Lucélia é reconhecida regionalmente pelos seus lanches de sabor inigualável, e por ser banhada pelo Aguapeí, um rio de correnteza que tem os peixes mais saborosos da região. Portanto, fazer um resgate gastronômico do município, com mapeamento e redescobrir o poder da culinária local com fonte de renda, geração de empregos é um dever das pastas do Turismo e Cultura da cidade, bem como do Comtur (Conselho de Turismo do Município).

O mal da cidade de Lucélia é pensar muito e executar pouco. Chegou a hora de ter mais praxe, mais ação e esquecer um pouco o nosso passado glorioso, pois os olhos foram colocados na frente do rosto e não na nuca, portanto, uma cidade tem que olhar para o futuro e planejar o seu desenvolvimento com olhar progressista e não apenas saudosista, pois o passado morreu, não voltará mais, só pode ser relembrado.

O jantar será um evento fechado, destinado apenas aos convidados.







Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista