Iniciativa de professora de Lucélia transforma crianças em autoras de livros
Nossa Lucélia - 22.11.2021


Projeto visou aproximar alunos da escola no período de pandemia

LUCÉLIA - Os últimos 20 meses foram desafiadores, e na educação não foi diferente. Do dia pra noite, as aulas foram suspensas e os professores e alunos tiveram que se adaptar a nova rotina, com atividades remotas e ensino à distância.

Muitos estudantes deixaram os livros de lado, e os aparelhos tecnológicos se tornaram os novos aliados, seja para estudo, uma das ferramentas utilizadas para continuidade do ensino, ou até mesmo para diversão: com mais tempo em casa, os celulares e computadores dominaram a rotina das crianças e adolescentes.

Preocupada com o distanciamento dos alunos da escola devido a pandemia e ao uso cada vez maior dos equipamentos eletrônicos, a professora Tereza Cristina Amaral Mello Bizelli viu a necessidade de estar fazendo algo para mudar tal cenário.

Para isso, ela recorreu ao projeto Estante Mágica, que havia conhecido durante visita ao evento Bet Educar, em São Paulo, antes mesmo do período pandêmico.

A plataforma, que estimula a publicação de livros escritos por alunos da educação infantil e fundamental, foi apresentada para algumas famílias de Lucélia e da região, que embarcaram nesta iniciativa que estimula a imaginação.

Denominado 'Autores Mágicos', o projeto contou com a participação de 30 escritores, com idade de 4 a 12 anos, e, também, complementação de quatro adultos, de 43, 45, 49 e 50, tornando a experiência ainda mais diversa.

As histórias foram produzidas e ilustradas pelos participantes, tendo títulos bem diversificados e criativos. Em seguida, todos os escritos passaram por revisões, sendo publicado pela Estante Mágica.

E, a tarde do último domingo (15), ocorreu uma tarde de autógrafos em uma lanchonete de Lucélia com a presença de 19 dos 30 autores, que compartilharam o momento único com amigos e familiares. As publicações também estão disponíveis para a venda.

“Com a ajuda das famílias, conseguimos integrar estudantes de Lucélia, mas, também, de outras partes do Estado, como Irapuru e Americana. A partir de suas experiências e imaginação, os alunos elaboraram histórias diversas, que os aproximaram da escola e, consequentemente, pelo interesse a leitura”, pontua a professora Tereza Cristina.

Cada criança produziu sua história com tema livre. Os títulos foram: Théo, um cachorrinho de sorte; Vovó Therezinha em: Costurando Sonhos; Senhor Peludo; A menina perdida no porão bagunçado; Flame, o ratinho diferente; A menina e o cãozinho perdido; Meu cachorrinho Sonic; Diga não ao bullying; Minhas Gatinhas; O cão e o gato; Onde está o dinossauro?; Davi e o Dragão; Rafael e o Céu; As travessuras de PIPO; Páscoa; A Menina e o Girassol; O Cachorro Bonzinho; As aventuras de Jerry; As aventuras de Dory; As fadinhas curiosas a procura do pózinho mágico; Laurinha e o monstro de Slime; Onyx, a raposinha amiga; Uma princesa e duas feras; O galinho Linho e o Mineiro; Ariel, meu melhor presente; A raposinha Perdida; A menina e a bola de futebol; A vaquinha Momó; A menina e o Cachorrinho; Minhas Gatinhas; e Decidi ser Mãe.

“Agradecemos todos os pais e responsáveis que nos ajudaram no desenvolvimento deste projeto, que contribui, e muito, para o desenvolvimento intelectual de nossas crianças e adolescentes”, finaliza Tereza Cristina.






Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista