Protetoras de animais voluntárias de Lucélia e de Adamantina são atacadas por postagens em redes sociais; caso vai à Polícia
Nossa Lucélia - 18.11.2021


Polícia Civil de Lucélia vai apurar a possível prática de crimes de injúria e calúnia

LUCÉLIA - Uma sequência de postagens no Facebook com data de 16 de novembro em um perfil identificado como sendo moradora em Cuiabá (MT), tem realizado ataques a quatro voluntárias protetoras de animais que atuam em Lucélia e Adamantina.

Um dos principais alvos da prática criminosa é a protetora de animais Mônica Sgarbi, conhecida regionalmente pelo ativismo em defesa de animais, e que lidera um abrigo para cães e gatos, em Lucélia. Ontem (17), segundo publicou, tinha 139 animais abrigados no local.

Também foram mencionadas nas postagens as protetoras Mônica Ramos Marcos, Aline Pimentel Menegheti e Daniela Marisa M. Dambros.

NA POLÍCIA - O caso foi levado na tarde desta quarta-feira (17) à Polícia Civil de Lucélia, onde foi registrado boletim de ocorrência.

Em contato como delegado Yuri Munhoz Silveira na manhã desta quinta-feira (18), a autoridade policial explicou que será investigada a autoria e materialidade do crime. Posteriormente, será instaurado o procedimento investigatório para responsabilização do autor, pela prática de crimes de injúria e calúnia.

Como são delitos de ação penal pública privada, e conforme a legislação brasileira, caberá às vítimas, por meio de advogado, ajuizarem queixa crime.

A POSTAGEM E AS REAÇÕES - Na postagem a internauta faz acusações graves, de que as protetoras maltratariam, mutilariam e até estariam matando os animais, que depois seriam expostos com a finalidade de sensibilizar as pessoas e arrecadar doações, e que as arrecadações seriam usados pelas próprias voluntárias, e não para os cuidados com os animais resgatados e abrigados. “O que eu descobri é verdade, eu sou uma pessoa vidente”, escreveu a internauta.

A publicação traz duas fotos da ativista, possivelmente extraídas de seu próprio perfil, e ainda imagens de diversos animais feridos, em diferentes ambientes e cenários, muitas das quais com alerta de imagem sensível.

O teor da postagem causou reações imediatas em quem teve contato com a publicação, sobretudo pelo reconhecido trabalho público realizado pelas cuidadoras voluntárias. Na publicação se repetem os comentários de reprovação ao conteúdo, pedidos de apuração e responsabilização, como também denunciam a postagem.

EM DEFESA DAS VOLUNTÁRIAS - Nas redes sociais se multiplicam as manifestações em defesa das voluntárias atacadas, por pessoas da própria comunidade que conhecem a atuação do grupo, profissionais da área veterinária e políticos.

O vereador de Osvaldo Cruz, Ricardo Spada “Bitinha” (PSDB), também é protetor de animais, publicou um vídeo nas redes sociais onde destaca o trabalho da Mônica Sgarbi. Ele definiu a ação como um atentado injusto e maldoso, contra a ativista. “Estou indignado com a injustiça, um verdadeiro atentado que fizeram contra a Mônica Sgarbi, esse anjo na vida dos animais aí em Lucélia. Faz um trabalho maravilhoso, exemplar, sensacional. Tem salvado a vida de muitos animais em situação de vulnerabilidade em Lucélia e na região”, disse. “Mônica, você é um exemplo para nós. O que escreveram aí é uma injustiça e muita maldade. Você é uma pessoa de um gênio forte, mas de um coração maravilhoso, uma pessoa acima da média. Estamos juntos, você é um exemplo para nós. Continue firme”, completou.

O deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), também ativista pela causa animal, publicou vídeo onde destaca o trabalho do grupo. “Conheço de perto o trabalho e acompanho. Eu queria só deixar uma mensagem de força para vocês. Esses ataques que aparecem do nada só acontecem com quem faz. Quem não faz nada não apanha nunca. Fiquem tranquilas. Continuem o trabalho de vocês. Estamos aqui para ajudar vocês a apurar o que for necessário para descobrir quem está fazendo essa calúnia de vocês Continuem esse trabalho porque os animais precisam de vocês. Relevem essas pessoas do mal que só sabem criticar na internet e na prática não fazem nada pelos animais”, relatou.

A médica veterinária Bruna Judai, que já atendeu inúmeros casos de animais resgatados pelas voluntárias, também se manifestou. “Mônica Sgarbi eu sei das suas lutas! Eu sei muito bem como esses anjos chegam para nós, todos doentes, muitos com enfermidades incuráveis e você junto com a Daniela D'Ambros lutam até o último minuto! Vocês tem noção quantas vidas salvaram? Vocês são demais“, escreveu.


Fonte: Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista