Defensoria vai à Justiça para garantir direito ao acompanhante para gestantes na Santa Casa de Tupã
Nossa Lucélia - 03.11.2021


Ação civil pública, com pedido de liminar, alega que hospital nega esse direito para usuárias do SUS, especialmente no pós-parto

TUPÃ - A Defensoria Pública de SP ajuizou uma ação civil pública contra a Santa Casa de Tupã (SP) por supostamente negar às parturientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o direito de terem um acompanhante do sexo masculino. A ação foi ajuizada no último dia 25 de outubro e ainda aguarda julgamento.

Segundo o Núcleo Especializado de Proteção e Defesa dos Direitos das Mulheres da unidade da Defensoria em Tupã, a ação foi proposta com base em denúncias de que homens estão sendo proibidos de acompanhar suas mulheres, especialmente no pós-parto, e nos casos em que elas são atendidas pelo SUS.

Na ação, com pedido de liminar, a Defensoria aponta que o direito das mulheres a escolher uma pessoa para acompanhá-las nos trabalhos de pré-parto, parto e pós-parto são assegurados por uma pela lei federal e por outra estadual. Consultada, a Santa Casa de Tupã não se manifestou até a publicação desta matéria.

Segundo a defensora Nálida Coelho Monte, coordenadora do núcleo, a conduta descrita nas denúncias é ilegal por dois motivos: primeiro, porque restringe indevidamente o direito das mulheres ao acompanhante, independentemente do sexo ou gênero, e depois porque implica em discriminações de classe (por atingir só pacientes pelo SUS) e de gênero (por atingir especialmente os homens).

“A medida reforça a tese de que as tarefas de cuidados são atribuição específica das mulheres e atrapalha o exercício da paternidade responsável, impedindo a participação efetiva do pai nos primeiros dias de vida do bebê”, argumenta a defensora.

A ação destaca ainda que o direito a acompanhante é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo recomendado por essa entidade como parte dos cuidados para uma experiência de parto positiva.


Fonte: g1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista