Adamantina tem novo óbito por Covid-19 e novos casos ativos e internações hospitalares
Nossa Lucélia - 30.09.2021


Pandemia não acabou. Agora são 135 óbitos e alta nos casos acende sinal de alerta

ADAMANTINA - O boletim epidemiológico de casos de Covid-19 divulgado na tarde desta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Adamantina, informa novo óbito – o 135º desde o início da pandemia – novos casos ativos e novas internações de moradores locais na Santa Casa.

De acordo com o boletim, o novo óbito confirmado é de um homem de 81 anos, com histórico de comorbidade. Segundo a Prefeitura, o óbito ocorreu no dia 17 de setembro, estava em investigação e foi confirmado como Covid-19.

Conforme o boletim, houve crescimento de 13 casos ativos da doença em moradores da cidade. No boletim anterior, divulgado ontem (29) eram 30 casos ativos. No boletim divulgado hoje são 43. O número total de casos positivos, em toda a pandemia, é de 3.868, sendo 16 a mais que o boletim anterior, quando eram 3.852. Em relação a pacientes curados, são dois novos casos, e hoje são 3.690 moradores livres da doença.

Quanto à ocupação hospitalar, agora são 7 pacientes internados na Santa Casa de Adamantina. Ontem eram 5. Dos 7 hospitalizados atualmente, 6 são de Adamantina, dos quais 2 na enfermaria e 4 na UTI, e um de outra cidade, na UTI.

ALTA NOS CASOS ACENDE SINAL DE ALERTA - No início da tarde de hoje a Prefeitura de Adamantina divulgou duas notas à imprensa. Em um deles, cita sobre a alta de casos da Covid-19 e falta de cuidados por parte da população.

Apesar da melhora nos índices da cidade, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, registrou no mês de setembro um aumento na média móvel dos casos. “Somente no mês de setembro, foram registrados 78 casos. A média móvel que estava em um caso por dia até o dia 9, registrou uma elevação chegando a 5 casos por dia no último dia 28”, diz o poder público, em tom de alerta.

A Prefeitura pede que diante do avanço da vacinação e das medidas de flexibilização das atividades, as pessoas mantenham os cuidados, como evitar aglomerações, manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos, além da vacinação. "Todas essas medidas são mais do que necessárias, para a manutenção do comércio e para a preservação de vidas. Aqueles que ainda não tomaram a vacina, procurem o CIS o quanto antes", pede o secretário de saúde de Adamantina, Gustavo Rufino.

ADAMANTINA TEM 1.827 MORADORES EM ATRASO COM SEGUNDA DOSE DA VACINA - Outro ponto preocupante foi abordado em outra nota, divulgada pela Prefeitura de Adamantina. A cidade tem 1.827 moradores em atraso com segunda dose da vacinação contra a Covid-19.

Dessas quase 1,9 mil pessoas, 17 têm entre 18 e 19 anos; 250 que possuem entre 20 e 29 anos; 698 que tem entre 30 e 39 anos; 427 com idade entre 40 e 49 anos; 387 com 50 e 59 anos; 37 que tem até 69 anos e 11 que tem de 70 a 89 anos deixaram de procurar o Centro Integrado de Saúde para completarem o esquema vacinal.

A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação é a grande responsável pela redução do número de casos e mortes, e pede que os moradores concluam o ciclo vacinal. “Pedimos que quem está com a vacina atrasada, procure o CIS das 12h às 17h o quanto antes. De fato, temos enfrentado o atraso de doses da Astrazeneca, mas é fundamental estar com o esquema vacinal completo, pois só assim a vacinação trará todos os benefícios”, reforça o secretário de saúde, Gustavo Rufino.

O secretário ressalta que a pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses. "Sendo assim, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus", afirma.

Aqueles que ainda não tomaram a segunda dose podem procurar o CIS de segunda a sexta-feira das 12h às 17h e no sábado (2), também estará aberto para imunização das 8h às 17h.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista