Arquiteto e urbanista José Luís Tomaz de Souza recebe Menção Honrosa em concurso nacional
Nossa Lucélia - 22.07.2021


Profissional escreveu sobre projetos que inserem temas da arquitetura e urbanismo na comunidade

LUCÉLIA - O arquiteto e urbanista José Luís Tomaz de Souza, de Lucélia, foi condecorado com Menção Honrosa em um concurso cultural promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o CAU Educa, que fomentou iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do ensino fundamental.

Segundo apurou o Aqui Lucélia, o resultado foi divulgado no final do mês passado e a cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (19), em uma solenidade remota, realizada em ambiente virtual, dentro do evento UIA2021RIO - 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontece no Rio de Janeiro.

A cerimônia de premiação do CAU Educa ocorreu no palco “Diálogos com a Sociedade”.





ASSISTA:

O artigo assinado por José Luís versou sobre ações do arquiteto e urbanista na “Escola Estadual José Firpo”, em Lucélia, com o estudo de caso “Projeto arquitetura e ciências da construção civil na escola” (acesse aqui o trabalho inscrito). O CAU Educa recebeu inscrições de profissionais de arquitetura e urbanismo de todo o Brasil.

O concurso é resultado de um trabalho conjunto dos integrantes da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA-CAU Brasil) e da Comissão de Ensino e Formação (CEP) desde 2018. “Para criar uma cultura de valorização da arquitetura e do espaço da cidade, é preciso que o olhar sobre estas temáticas seja despertado nos cidadãos desde a idade escolar”, afirma o órgão. (acesse aqui o trabalho inscrito). No total, 163 propostas foram encaminhadas ao concurso, das quais 130 alcançaram critérios para avaliação da comissão julgadora. 78 delas concorreram na categoria Práticas Pedagógicas e 52, na categoria Ações de Arquiteto e Urbanista na Escola. O resultado final selecionou 15 práticas pedagógicas e 6 ações desenvolvidas por arquitetos e urbanistas. A maioria dos trabalhos enviados são provenientes das regiões sudeste e sul.



Em função do alto nível dos projetos apresentados, a comissão estabeleceu ainda uma terceira categoria na classificação: Menção Honrosa, procurando contemplar e reconhecer um volume maior de iniciativas. Entre as Menções Honrosas, o arquiteto e urbanista José Luís. Veja aqui a lista com todos os classificados.

EDUCAÇÃO ARQUITETURA, URBANISMO E AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - O artigo assinado pelo arquiteto e urbanista José Luís, que recebeu Menção Honrosa no CAU Educa, descreve as ações do arquiteto e urbanista na escola, a partir de suas experiências, primeiro atuando na construção civil; depois como universitário, entre 2010 e 2015; e por fim como profissional, focado em projetos arquitetônicos em Lucélia e região.

Na inserção dos temas da construção civil, da arquitetura e do urbanismo na comunidade, ele participa desde 2010 do “Projeto Criança Brincando na Praça”, promovido pelos clubes de serviços locais Rotary e Lions.



No texto, José Luís aborda com destaque as atividades do Projeto Arquitetura e Ciências da Construção Civil na Escola, durante as Feiras de Ciências e os Programas Escola da Família, junto à comunidade estudantil da Escola José Firpo, onde, entre 2014 e 2018, aconteceram exposições e interações sobre arquitetura, urbanismo e construção civil. “No entendimento de que a casa, como espaço primeiro, reflete o início da formação cidadã, a escola, como segundo abrigo e local de transformação social, espelha a imensa diversidade sociocultural e ambiental da comunidade envolvida”, destaca.

A aposta de José Luís é que a proposta se torne referência para futuras ações ligadas aos assuntos da arquitetura e urbanismo nas escolas públicas e/ou privadas brasileiras. “Por acreditar em todas as ações realizadas, viabilizando as inúmeras aproximações destas importantes áreas do conhecimento às futuras gerações, afirma-se que há possibilidades para que estas, sejam poderosas ferramentas de transformação e inclusão social”, escreve. “O maior de todos os desafios seria evoluir nesta proposta, sugerindo um “projeto piloto” a ser implantado em todas as cidades do país. Sendo que, para a efetiva evolução deste projeto, torna-se importante o envolvimento da comunidade escolar: alunos e seus familiares; professores; profissionais de arquitetura e urbanismo, e áreas afins”, completa.

QUALIFICAÇÃO E VINCULAÇÃO COM A COMUNIDADE - Rotariano, associação ao Rotary Club de Lucélia, José Luís teve sua trajetória narrada publicda no site da organização social. “Nascido em 1960, sempre viveu na terra natal, onde, mesmo antes de matricular-se na faculdade, devido à sua prática profissional na área da construção civil, já havia percebido a imensa distância entre as gerações futuras e os assuntos ligados à estas importantes áreas e seus benefícios para a sociedade, como um todo”, diz o site do Rotary luceliense.

De acordo com a publicação, com o objetivo de valorizar, atualizar, capacitar e promover tal setor e áreas afins, José Luís fundou em2009 a “Associação dos Amigos da Construção Civil de Lucélia/SP e Região” (AACCLR), na qual, como presidente, passou a desenvolver atividades voluntárias, de caráter experimental, principalmente, junto à comunidade estudantil da “EE José Firpo”.

O conteúdo divulgado pelo Rotary informa também que as primeiras ações propostas por José Luís junto às crianças e jovens lucelienses aconteceram em 2010, quando estudava arquitetura e urbanismo, com o “Projeto Arquitetura e Ciências da Construção Civil na Escola”, durante a “Feira de Ciências”, organizada pela Escola José Firpo. Em 2018, já, como profissional, mais uma vez este projeto foi levado para o mesmo evento, que contou com público estimado de quatro mil pessoas.

Depois, de 2012 a 2016, durante a tradicional festa para o dia das crianças denominada “Criança Brincando na Praça”, realizada pelos clubes de prestação de serviços Rotary e Lions, foi montado um “mini canteiro de obras” na Praça Luiz Ferraz de Mesquita.

A trajetória do profissional e sua vinculação aos temas da comunidade são reconhecidos pela instituição rotária luceliense. “A escassez de mão de obra qualificada para a construção civil se agrava a cada dia, comprometendo a sustentabilidade deste importante setor e graças a esse projeto e à sua aproximação com crianças e jovens, José Luís contribui para alavancar soluções ao bem-estar de um número cada vez maior de envolvidos nesta proposta”, afirma. “Para nós do Rotary Club de Lucélia é uma grande alegria, pois somos conhecedores do esforço desse grande associado e de suas atividades voltadas aos jovens”, completou.




Fonte: G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista