Antes de viagem para Olimpíadas, clima e reforço muscular são focos de maratonista pacaembuense
Nossa Lucélia - 06.07.2021


Paulo Roberto tem contado com o suporte do irmão e equipe profissional especializada; sobre a prova do dia 7 de agosto, ele diz ser imprevisível esboçar prognóstico: "Prefiro entrar e ser feliz")

ESPORTE - A menos de 20 dias da viagem para Tóquio, o pacaembuense Paulo Roberto está na reta final de preparação para um dos mais importantes eventos da comunidade esportiva: as Olimpíadas. Nos treinos, o maratonista tem dado atenção, principalmente, ao clima, pois, no Japão, vai se deparar com condições climáticas totalmente diferentes de Lisboa, capital de Portugal, onde mora atualmente. Por isso, para trabalhar bem questões como força, hidratação, resistência e reforço muscular, ele tem contado com a ajuda do irmão e do suporte de uma equipe profissional especializada.

“Eu vou correr a maratona e vai estar quente, entre 22 e 29º, e com umidade do ar muito alta. São alguns detalhes que tenho abordado com profissionais, e estamos fazendo todo um trabalho de hidratação e reforço muscular. Eu tenho pessoas que fazem toda uma logística de como vai estar a temperatura, que é o meu irmão e o consultor técnico, entre outros”.

Ele tem contado com um fisioterapeuta que está cuidando de sua estrutura biomecânica, para que possa correr com aquilo que definem como "passadas econômicas". A alimentação também tem sido reforçada. Com a ajuda de uma nutricionista, o maratonista regulou o cardápio com índices ideais para a demanda dele de proteínas, carboidratos e eletrolíticos.

Natural de Pacaembu e criado em Irapuru, o quarentão Paulo Roberto falou que a idade também é um fator que pega quando se trata de um atleta. Em meio a treinos diários, o maratonista preza por respeitar os limites do corpo e ainda considera que no momento só está acertando alguns detalhes para estar afiado no dia da maratona.

"Eu sou um atleta que estou prestes a completar 42 anos, por isso tenho que cuidar, já que não corro mais com a parte da força, mas sim com a experiência e equilíbrio”.

DOSE DE ESPERANÇA - Além de contar com a esperança de ir bem nas Olimpíadas, Paulo ganhou um outro motivo que gera confiança. No dia 16 de junho, ele tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já a segunda dose está prevista para ser aplicada no próximo dia 16.

Esse também é o motivo pelo qual o maratonista vai para Tóquio somente no dia 20 deste mês. Enquanto a equipe brasileira parte no dia 17, Paulo resolveu esperar alguns dias após tomar a segunda dose da vacina para só então ir viajar.

A disputa dele será a última dos Jogos Olímpicos, em 7 de agosto. Mesmo considerando a maratona uma prova imprevisível, ele espera dar o melhor ao representar o Brasil.

“A expectativa é sempre fazer o melhor, estar bem e completar a prova. Na maratona, são muitos quilômetros, e muita coisa pode acontecer durante uma prova. Espero estar bem condicionado, para que eu possa me sentir melhor quando estiver correndo. A maratona é imprevisível, por isso prefiro entrar e ser feliz”, (Paulo Roberto).




Fonte: Izabelly Fernandes / Globo Esporte _ Colaborou João Paulo Tilio

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista