"Água e Óleo não se misturam"; Quatro litros de óleo de cozinha usados vale um litro de óleo novo em Adamantina
Nossa Lucélia - 06.07.2021


No programa "Água e Óleo não se misturam", interessados devem procurar o Instituto de Assistência ao Menor (IAMA), o Lar Cristão e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

ADAMANTINA - Os moradores de Adamantina (SP) podem participar do programa “Água e Óleo não se misturam”, que faz a troca de quatro litros de óleo de cozinha usados por um litro de óleo novo.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama), o objetivo é evitar que a população descarte de forma incorreta o óleo de cozinha usado na rede de esgoto ou que ele seja colocado junto com o lixo orgânico.

Quem quiser efetuar a troca do óleo usado pelo óleo novo pode levar até um dos pontos de coleta que funcionam no Instituto de Assistência ao Menor (IAMA), no Lar Cristão e na própria secretaria. Tudo o que é recolhido é reciclado e transformado em biodiesel.

“A destinação correta evita que a rede de esgoto sofra com problemas de entupimento, pois o óleo que é despejado irregularmente se transforma em gordura e fica incrustado nos encanamentos dificultando a passagem das águas e resultando no mau funcionamento das estações de tratamento”, explicou o município.

A secretaria ainda salientou que quando acontecem problemas, é necessário fazer uso de “produtos químicos poluentes que são capazes de desentupir as instalações”. “A medida além de poluir ainda mais, faz com que o tratamento da água fique até 45% mais caro e pode atrair pragas que geram doenças nas pessoas e animais”, destacou.

SERVIÇO - Quem quiser colaborar com o Programa “Água e Óleo não se misturam” pode entregar o óleo usado nos seguintes endereços:
IAMA: Rua Paraíba, nº 269, no Jardim Brasil.
Lar Cristão: Rua Arno Kieffer, nº 507, na Vila Cicma.
Saama: Rua Walter Meneghin, nº 100, no Jardim Oriente, no Poliesportivo.
Mais informações pelo telefone (18) 3522-1776 ou pelo e-mail ambiente@adamanatina.sp.gov.br


Fonte: G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2021 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista