Live 'Relembrando os antigos carnavais' traz marchinhas e histórias de como era a folia em Adamantina em outras décadas
Nossa Lucélia - 12.02.2021


Evento está marcado para as 15h deste sábado (13) e a transmissão será feita na rede social da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

ADAMANTINA - Carnaval de rua e no clube. Desfile, matinê, música e aglomeração. Tudo isso não vai ser possível este ano por causa da pandemia de Covid-19. Porém, quem mora em Adamantina (SP) vai poder recordar como era feita a festa no município. Neste sábado (13), às 15h, será realizada a live "Relembrando os antigos carnavais".

O servidor público e contador de histórias João Benedito Passarinho vai relatar suas lembranças e experiências com o carnaval.

Ele tem 76 anos e chegou em Adamantina ainda criança. As lembranças da festa começam na década de 50, quando ele participava das matinês.

"Era bastante animado. Era o Carnaval da família. Todos participavam. Os pais iam ao clube durante o período da noite e as crianças participavam das matinês. Tinha o desfile de rua. Era uma época muito gostosa por causa das marchinhas", contou ao G1.

Além de folião, na década de 70 ele foi diretor de bateria da Escola de Samba Leão do Morro. "O fundador deixou a escola e eu e meu compadre demos continuidade. A gente fazia o Carnaval em Adamantina e também era convidado para ir se apresentar em outras cidades. Tinha umas 50 pessoas. A gente ia em um ônibus que a gente chamava de rasga roupa porque os bancos eram de lata e enroscavam e rasgavam as roupas. Foi um período muito bom também", relatou ao G1.

Na época, havia a Leão do Morro e a Escola de Samba 9 de Julho e as duas desfilavam para o público. "Participávamos também do aniversário da cidade. A escola de samba ficou famosa. Tinha a sede para ensaio. Lembro com muita alegria e saudade. As pessoas acima dos 50 anos também lembram bastante", afirmou Passarinho.

Ele não participa mais do Carnaval e levar as histórias do passado, para ele, é algo importante. "Vou falar sobre a escola de samba, dos carnavais nos clubes e o de rua. Dessa época em que só havia alegria", explicou.



MARCHINHAS

Para fazer o clima completo do Carnaval, a Banda Marcial de Adamantina (Bamad) vai tocar para internautas. "Vamos relembrar os carnavais de salão. A gente já desenvolve um trabalho com a banda marcial com a tradição das marchinhas", explicou ao G1 o maestro Valter Negrini.

Serão dez músicos. A banda é composta por quem viveu os antigos carnavais e a geração mais nova.

"É uma forma de manter a tradição mesmo durante a pandemia e resgatar as marchinhas que andam um pouco esquecidas. As marchinhas faziam críticas sobre os temas da época e que ainda são atuais. São divertidas, mas sempre com a crítica como pano de fundo", salientou o maestro.



SERVIÇO

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina será realizado no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal e transmitido na página da rede social da pasta.




Fonte: G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista