Garoto adamantinense permanece 1 hora e 22 minutos fazendo embaixadinhas em torneio online
Nossa Lucélia - 11.02.2021


Marca do pequeno Kauã (11 anos), é alcançada em desafio válido pela categoria sub-13 de evento realizado no interior paulista; na final, ele registra tempo de 53 minutos e 30 segundos

ADAMANTINA - Se para qualquer atleta em plena forma física e com uma habilidade acima da média não é nada fácil ficar 1 hora e 22 minutos fazendo embaixadinhas – ou balõezinhos, como o malabarismo com a bola de futebol é conhecido em algumas regiões do país –, imagine então para um garoto de 11 anos. Mas sim, acredite, foi o que aconteceu. O feito impressionante ocorreu durante um torneio online, que tinha, a princípio, apenas o objetivo de contornar a quietude em tempos de pandemia. Kauã do Carmo é o nome da ferinha, responsável por deixar com inveja muito habilidoso de plantão.

A marca foi vista no "1º Torneio de Embaixadinhas Online", chamado também de "Embaixafut", que teve transmissão ao vivo por um aplicativo. Cada atleta representou uma equipe e enfrentou um adversário por vez. A apresentação era filmada e acompanhada, de forma online, pela organização, responsável pela cronometragem. Foi um campeonato ligado a uma ideia simples, mas bem organizado, com até congresso técnico e tabela.

Kauã estreou durante a última semana. Morador de Cândido Mota, na região de Marília (SP), mas representando a equipe "Cordeirinhos de Cristo", de Caiuá, na região de Presidente Prudente, ele se inscreveu na categoria sub-13 e ficou durante 82 minutos batendo balõezinhos logo na primeira partida. Já os desafios da segunda fase, semifinal e final foram realizados todos no mesmo dia.

No segundo desafio, o garoto terminou com 25 minutos. O tempo voltou a melhorar no duelo seguinte, e as embaixadinhas foram feitas durante 1 hora e 3 minutos. A decisão aguardava uma disputa mais acirrada. O oponente foi o atleta Miguel Souza, do "Craquinhos FC", de Marília, que fez 53 minutos e 18 segundos.

Como destacou o professor Alex Fratello, um dos organizadores, não foi fácil para os finalistas dominarem a ansiedade e, sobretudo, o cansaço. Porém, a força extra encontrada pelo vencedor surpreendeu a todos, inclusive o próprio campeão.

A taça veio com uma diferença quase mínima, depois de Kauã fazer 53 minutos e 30 segundos. Ou seja, em um único dia, no último sábado, ele ficou 2 horas e 21 minutos, somando as últimas três partidas disputadas, batendo balõezinhos. Tudo na rua em frente à casa dele.

“Foi uma emoção muito grande para mim. A molecada também competiu com raça, fé e força. Com bastante foco. Tem gente que não conseguiu, eu sei, é difícil. Como agora (sobre a final), eu achei que iria ser difícil vencer ele”, comentou por meio de um vídeo postado na rede social do Guarani de Adamantina logo após a decisão.

Com o sonho de ser jogador profissional, Kauã não abriu mão de ressaltar o empenho dos amigos concorrentes ao título e da fé buscada diariamente frente aos desafios, que são muitos por conta das dificuldades financeiras da família. Segundo relatos dos próprios familiares, além da dedicação aos treinos, o menino colabora vendendo rifas, por exemplo, visando levantar recursos para participar de competições. E o orgulho produzido dá para ser medido um pouco melhor no comentário do pai.

“É um moleque que qualquer pai quer ter. Não me dá nenhum trabalho. Ele merece, e não porque é meu filho, não. É guerreiro”, Claudinei, pai de Kauã .

MAIS SOBRE O EVENTO E ANIVERSÁRIO

O torneio foi organizado pelos representantes do Guarani de Adamantina, juntamente com o Departamento de Esportes da Instituição Capaz, também localizado na cidade da região de Presidente Prudente. O encontro conduzido de forma virtual contou com 32 participantes, dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Cada um disputando em sua cidade. Os garotos foram divididos nas categorias sub-13 e sub-15.

Na disputa entre os maiores, o vencedor foi o competidor Guilherme Silverio, da equipe "Foguinho Sports", de Bauru (SP). Ele fez o tempo de 59 minutos e 43 segundos. O vice foi Murilo Pressoto, da "Escola Marqueira", de Ilha Solteira (SP), com 52 minutos e 2 segundos. Nesta quarta-feira, a Instituição Capaz de Adamantina – filantrópica, de caráter assistencial e educativo – completa 58 anos.


Fonte: João Paulo Tilio e Paulo Taroco _ Globo Esporte

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista