"Pandemia mostrou fragilidade da Saúde na região", diz Amnap
Nossa Lucélia - 05.02.2021


Em reunião da Amnap na segunda-feira (1º), os gestores municipais solicitam novos leitos de UTI para a região. Osvaldo Cruz deve abrir mais quatro leitos até esta sexta-feira (5)

LUCÉLIA - A covid-19 foi o principal assunto da primeira assembleia da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) em 2021. Realizada em Adamantina na segunda-feira (1º), o encontro contou com a presença dos gestores de 22 cidades, entre eles de Dracena, Osvaldo Cruz e Tupã.

Entre as principais demandas discutidas pelos prefeitos está a ampliação da estrutura de saúde para avanço de fase, no Plano São Paulo, principalmente dos municípios pertencentes ao DRS de Marília (Departamento Regional de Saúde) que há três semanas estão na etapa mais restritiva, a vermelha.

Os gestores pontuaram, ainda, as dificuldades econômicas vivencias pelas cidades devido ao fechamento das atividades consideradas não essenciais, como o comércio. Para melhoria da classificação no plano de retomada da economia, as cidades solicitam mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento da covid-19.

Um estudo será apresentado ao Governo do Estado sobre a possibilidade de ampliação da estrutura de atendimento. E, a prefeita de Osvaldo Cruz, Vera Morena (PP), adiantou que conquistou quatro novos leitos de UTI para a Santa Casa da cidade, ampliando de seis para 10 as unidades de terapia intensiva destinadas a covid-19, que devem entrar em funcionamento até esta sexta-feira (5).

“A pandemia mostrou a fragilidade de nossa região na questão Saúde. Nós, como uma região menos populosa, sem grandes aglomerações de transporte público, eventos maiores, ficamos muito tempo na fase vermelha. Inclusive, outras regiões com mais habitantes conseguiram ficar menos semanas na etapa mais restritiva do Plano São Paulo justamente devido a estrutura de Saúde. Quanto mais leitos, mais chances de ter fases mais tranquilas e o comércio não ser tão penalizado”, ressalta o presidente da Amnap, o prefeito de Tupi Paulista Alexandre Tassoni Antonio, o Lê.

Segundo ele, os municípios precisam se unir buscando um olhar diferente do Governo do Estado para a região.

“Temos hoje duas faculdades de Medicina, uma em Adamantina e outra em Dracena, temos uma região dividida entre os DRSs de Marília e Presidente Prudente, quando poderíamos ter uma estrutura nossa para atender alta complexidade. E essa divisão ocasionaria um atendimento melhor para os pacientes, desafogando as estruturas de Marília e Prudente e proporcionando um atendimento mais próximo e de mais qualidade para nossa população. Precisamos fortalecer as Santas Casas para atenção primária e, para secundária, uma estrutura regional com apoio do Estado usando as duas faculdades que são muito importantes”, finaliza Lê Tassoni.


Fonte: ImpactoNotícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista