Morre Tino Romanini, ex-prefeito de Adamantina
Nossa Lucélia - 31.10.2020


Tino Romanini foi o quinto prefeito de Adamantina, com mandato no período de 1965 a 1969

ADAMANTINA - Morreu na manhã deste sábado (31) o ex-prefeito de Adamantina, Gumercindo Romanini (Tino Romanini), aos 87 anos. O óbito ocorreu às 9h04 na Santa Casa local, onde estava hospitalizado. Há algum tempo o pioneiro convivia com a doença de Alzheimer.

Segundo o serviço funerário Haddad Organização Social, o velório será neste domingo (1), das 7h às 10h, no Velório da Saudade, de onde segue para sepultamento no cemitério local. Diante das medidas de restrição decorrentes da Covid-19, e atendendo recomendações dos órgãos de saúde, o velório será restrito a familiares.

Agropecuarista e advogado, Tino foi o quinto prefeito da cidade e exerceu seu mandato entre 5 de abril de 1965 a 2 de abril de 1969. Ele também foi vereador na quarta legislatura, na Câmara Municipal de Adamantina, no período de 1961 a 1964.

LUTO OFICIAL

Em nota divulgada por volta de 14h30 deste sábado, a Prefeitura de Adamantina informa que decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-prefeito e ex-vereador. 

CRIOU A UNIFAI, EM 1967

Como prefeito de Adamantina, Tino Romanini criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (FAFIA), pela Lei Municipal nº 853, de 29 de junho de 1967, que depois unificou-se com a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia (FEO) e hoje se tornou a UniFAI. Na gestão dele também foi iniciada a construção do prédio da instituição e realizados os primeiros investimentos estruturais, em equipamentos e acervo.

No mandato de Tino Romanini foi criada a autarquia municipal “Serviço de Água e Esgoto” (SAAE). Nesse período inaugurou a represa do Taipús, estação de recalque e barragem, estação de tratamento de águas, de tratamento de esgoto, entre outros investimentos no saneamento básico.

O então prefeito realizou ainda importantes investimentos estruturais, à época, na cidade, com aquisição de frota, apoio às instituições assistenciais locais, ao antigo Guarany Futebol Clube, fez a doação de área para construção da Cecap, construiu escolas – entre elas o 4º Grupo Escolar, Nova Luzitânia e Tucuruvi –, criou a Biblioteca Municipal, e disponibilizou recursos para a construção da ponte que atravessa a linha férrea na vicinal Adamantina/Lucélia, além recursos para a construção do posto de saúde e apoio à estruturação da Santa Casa.

Tino viabilizou ainda o hangar no aeroporto municipal, criou o setor municipal de alimentação escolar, entre outras ações de destaque à época, que foram decisivas e repercutiram no desenvolvimento da cidade.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista