Sistema de informática da Prefeitura de Tupã é alvo de ataque de hacker e fica fora do ar
Nossa Lucélia - 26.10.2020


A ação criminosa atingiu os servidores e computadores da Prefeitura, criptografando e inutilizando praticamente todos os sistemas em operação, incluindo os setores de Educação, Saúde, Recursos Humanos, Tributos, entre outros

TUPÃ - A Prefeitura de Tupã sofreu ataque de hacker no último sábado (24), que deixou os sistemas inoperantes.

De acordo com as informações, a ação criminosa atingiu os servidores e computadores da Prefeitura, criptografando e inutilizando praticamente todos os sistemas em operação, incluindo os setores de Educação, Saúde, Recursos Humanos, Tributos, entre outros.

Ainda segundo a prefeitura, o autor do ataque exigiu "resgate” de 5 Bitcoins, valor equivalente a R$ 361.414,85 para reestabelecer o sistema, o que também não é garantido.

A prefeitura já registrou boletim de ocorrência e trabalha em parceria com a Polícia Civil para identificar o criminoso. O setor de tecnologia da prefeitura continua trabalhando para tentar minimizar ao máximo os danos sofridos.

Com relação ao SIS (Sistema da Saúde), os dados recuperáveis mais recentes são da data de 01/10/2020. Ou seja, após restaurados, todas as informações existentes entre 01/10 até a presente data, infelizmente não poderão ser recuperados, sendo necessária uma grande força tarefa conjunta para relançamento desses dados, bem como para comunicação e orientação a população.

Enquanto trabalha para reestabelecer os sistemas, a prefeitura também pede a colaboração e compreensão de todos. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a prefeitura para maiores esclarecimentos.


Fonte: Tupã City

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista