Prefeitura confirma mais dois casos de leishmaniose visceral em Tupã
Nossa Lucélia - 14.10.2020


Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, idosos estão internados e estáveis. Equipes fizeram buscas por pessoas e animais sintomáticos na região em que os pacientes foram infectados

TUPÃ - A Secretaria de Saúde de Tupã (SP) confirmou nesta quarta-feira (14) mais dois casos de leishmaniose visceral na cidade. Segundo a pasta, os infectados são dois idosos, de 72 e 89 anos.

A secretaria informou que os pacientes estão internados e estáveis, sendo que um deles optou por receber tratamento em Marília e o outro na Santa Casa de Tupã. O município já contabilizou três casos de leishmaniose neste ano, sendo que o primeiro infectado já se recuperou.

Ainda de acordo com a pasta, os dois novos pacientes diagnosticados não tinham animais em casa e foram feitas buscas ativas por pessoas e animais sintomáticos em um raio de 200 metros das moradias deles.

Na região avaliada, apenas um animal suspeito foi encontrado e a secretaria aguarda o resultado de exames para confirmar se pode haver risco de infecção.

O vírus hospedeiro da doença é encontrado em cachorros, mas, no animal, o vírus não se desenvolve. Para que o ser humano seja infectado, é necessário que o mosquito palha, transmissor, pique o ser humano logo em seguida de picar o animal.

OUTROS CASOS EM TUPÃ - O primeiro caso de leishmaniose visceral registrado em Tupã neste ano foi em junho, de um jovem de 19 anos, morador da zona sul da cidade.

Antes dele, uma criança de 4 anos foi diagnosticada com a doença, mas segundo o CCZ, os sintomas começaram a aparecer em 2019, sendo assim, o caso foi registrado como do ano passado.

Na época, a Secretaria de Saúde deu início às ações de bloqueio na cidade, começando pelo bairro onde a criança foi infectada.


Fonte: G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista