Candidata a vereadora Laís Santos (PT), é chamada de gorda nas redes sociais e reage após comentário
Nossa Lucélia - 11.10.2020


Para o diretório municipal do partido, candidata foi vítima de intolerância e preconceito estético

LUCÉLIA - A candidata a vereadora em Lucélia, Laís Santos (PT), publicou um relato em seu perfil no Facebook, nesta sexta-feira (9), onde denuncia ter sofrido um ataque nas redes sociais após publicar conteúdo ligado à sua campanha. Na sua postagem, o internauta identificado pelo nome de Márcio Costa comentou “E gorda”.

O Aqui Lucélia não localizou o comentário vinculado à postagem. Porém, a candidata e seguidores dela fizeram print do comentário. 

Para o diretório municipal do PT, em Lucélia, a candidata foi vítima de intolerância e preconceito estético. Esse entendimento foi publicado neste sábado (10) na fanpage do órgão partidário local.

A atitude do internauta pode ser caracterizada como gordofobia. Porém, no Brasil ainda não existe uma lei que se refira exatamente à injúria contra pessoas gordas. Mas a publicação pode ser enquadrada como crime contra a honra, caso a pessoa se sinta ofendida. O crime de injúria consta no artigo 140 do Código Penal.

Procurada neste sábado pelo Aqui Lucélia, a candidata disse que vai buscar orientações internas, junto à assessoria jurídica do partido, para avaliar qual encaminhamento poderá tomar. “Vamos consultar o jurídico da campanha e vamos ver o que pode ser feito, porque infelizmente gordofobia ainda não é criminalizada no país, mas talvez seja enquadrada em crime de ódio e intolerância”.

Laís revelou ao Aqui Lucélia que sempre conviveu com esse tipo de bullying, e detalhou situações vivenciadas ao longo da vida, com agressões físicas e verbais, tendo apanhado com socos, chutes e agressões na cabeça, cujos fatores causadores ela atribui às suas características físicas.

Em situações de agressões que envolviam o ambiente escolar, por exemplo, ela disse que não teve o apoio da escola, e ainda era hostilizada em razão do seu porte físico. “Olha o seu tamanho. Você é gorda. Você vai bater nele e vai matar ele se fizer isso”, lembra. “Eu sempre sofri esse tipo de ataque”, afirma. “Não é a minha cor, minha classe social ou o tamanho do meu corpo que vai me fazer ser diferente de outros. Então, desde que eu me entendo por gente, preciso lutar contra esses princípios e esses pensamentos”, finaliza.

REAÇÃO

Em resposta ao comentário, a candidata fez uma nova postagem, onde relata ter sofrido um constrangimento desnecessário. “Eu entrei como candidata a vereadora na cidade de Lucélia em prol de lutar contra o racismo, contra o bullying e contra esse pensamento que afasta os negros do mercado de trabalho pela sua aparência, pela sua condição física, pela sua condição salarial, pela sua classe baixa ou pobre. Porém nessa semana sofri um ataque em um post da minha candidatura, um senhor me fez a seguinte agressão verbal: 'É gorda'. Me senti constrangida e ao mesmo tempo forte o suficiente para correr atrás de meus direitos, da minha defesa”, escreveu. “Lucélia precisa ser uma cidade mais humanizada, uma cidade onde todos tenham os mesmos direitos de ir e de vir, de comprar, de trabalhar e de poder andar nas ruas sem constrangimentos”, continuou.

Veja a postagem feita pela candidata, sobre o ocorrido:




Fonte: Aqui Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista