Após 10 anos, Prefeitura de Tupã entrega nesta quinta-feira obra do Teatro Municipal
Nossa Lucélia - 13.08.2020


O espaço recebe o nome de "José Antônio Parra Gomes", em homenagem ao diretor comercial da empresa Pi Publicidade, que foi um grande incentivador da cultura em Tupã

TUPÃ - Após 10 anos, Tupã contará com um teatro municipal. A Prefeitura prepara o espaço para ser entregue já nesta quinta-feira (13), às 16 horas.

Devido à pandemia do coronavírus, a cerimônia será transmitida através de live na página oficial da Administração no Facebook (www.facebook.com/PrefeituraTupa).

Construído na avenida Tamoios, esquina com a rua Tapajós, o teatro municipal possui capacidade para 150 pessoas, sendo um ambiente adequado para receber diversas peças locais e regionais após a pandemia. O ambiente também é apropriado para o fomento cultural e formação de novos profissionais do segmento.

O espaço recebe o nome de "José Antônio Parra Gomes”, por meio da indicação 214/2020 do vereador Charles dos Passos, em homenagem ao diretor comercial da empresa Pi Publicidade e ex-funcionário da SABESP, que foi um grande incentivador da cultura em Tupã, atuou como ator e diretor em teatro amador e teve participação em várias entidades assistenciais do município.

Vale lembrar que a construção do teatro do espaço das artes foi iniciada há mais de 10 anos, onde várias administrações tentaram concluir este local que foi palco de diversas discussões e ocorrências. Além disso, o município perdeu parte dos recursos do DADETur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas) por não ter concluído a obra e, teria que devolver toda a verba recebida, com juros e correções, aos cofres do Governo Estadual, totalizando um valor estimado próximo a R$ 2 milhões.

Entretanto, a obra foi retomada em outubro de 2019, sendo realizada apenas com recursos municipais. Graças a todo o trabalho e empenho da administração, Tupã não precisará devolver ao Estado os recursos aplicados anteriormente e, agora, a cidade conta com um teatro municipal.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que após quase 91 anos de história, o município contará com o seu teatro municipal, sendo um importante espaço para o fomento cultural e formação de novos artistas. Segundo o chefe do Executivo, o ambiente vai contribuir para ampliar o acesso à cultura.

"A Prefeitura promoverá uma transformação no setor cultural com a entrega do teatro. O espaço proporcionará entretenimento, formação de público, além de dar oportunidade na formação profissional, descobrir novos talentos e garantir acesso cultural à população”, afirmou.

Para o secretário municipal de Cultura, Duda Gimenez, a entrega deste importante espaço é um marco na cultura tupãense. "Este espaço representa uma grande conquista para a cultura da nossa cidade, que após a pandemia, poderá receber apresentações de grupos locais e regionais, além de ser um espaço para desenvolvermos, futuramente, atividades voltadas ao segmento cultural”, destacou.

Já o secretário municipal de Planejamento, Obras e Trânsito, Valentim César Bigeschi, explicou que esta entrega compreende toda a parte física do teatro com funcionalidade, fazendo parte do principal convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo. Ele destacou que a Prefeitura ainda tenta resgatar um segundo convênio com o
estado.

"Este projeto estava parado há muitos anos e, caso a administração não concluísse a obra no tempo estipulado, teríamos que devolver cerca de R$ 2 milhões. Pensando nisso, agilizamos os serviços e concluímos a estrutura física do espaço. Esta entrega é uma conquista para Tupã, que recuperou os investimentos, não precisará devolver os recursos ao Governo do Estado e entregará um amplo teatro para a população”, concluiu.

Histórico cultural do homenageado José Antônio Parra Gomes fez parte do grupo de teatro STATU – Sociedade Teatral
Amadora de Tupã e do grupo Teatro Camaleão. Participou de diversas peças teatrais, em destaque: "Eles não usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1978-1979; "Uma flauta para o negro”, baseada na obra "Dito, o Negrinho da Flauta”, de Pedro Bloch, em 1980; e sua última peça foi "E a vida continua”, em 1990.




Fonte: Tupã City _ Assessoria Prefeitura Municipal

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista