Polícia Federal faz operação contra fraudadores do INSS na região
Nossa Lucélia - 11.08.2020


Foram cumpridos seis mandados judiciais em Adamantina, Dracena e Tupi Paulista

REGIÃO - A Polícia Federal em Marília, juntamente com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia, deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Expert, com o objetivo de investigar fraudes em auxílios por incapacidade temporária e aposentadorias por incapacidade permanente, supostamente praticadas por peritos federais (antigamente denominados peritos médicos previdenciários) e intermediadores que atuavam na cidade de Adamantina.

Foram expedidos 6 mandados judiciais de busca e apreensão para cumprimento nas cidades de Adamantina, Dracena e Tupi Paulista, além de 3 medidas restritivas de direitos para impedir a continuidade dos atos sob apuração, dentre elas o afastamento de dois peritos federais de suas funções na Agência da Previdência Social de Adamantina, a proibição do intermediador ao acesso a qualquer agência do INSS, bem como de manter contato com quaisquer dos investigados.

As investigações indicam que as fraudes aconteceram junto à Agência da Previdência Social de Adamantina, onde os 2 peritos federais atuam.  Apurou-se que o intermediário cooptava os interessados, que passavam por consulta médica particular com um dos peritos federais, o qual fornecia atestados a pessoas saudáveis, declarando-os como incapazes. Já o outro perito atuava no deferimento dos benefícios pleiteados, na esfera administrativa.  Há também casos de realização de exame pericial sem a presença física do segurado no INSS.

Em uma amostragem inicial, de apenas 17benefícios suspeitos, apurou-se um prejuízo aproximado de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos. Porém, com o desmantelamento do esquema, a economia alcançada referente a 8 benefícios que se mantém ativos, dentre eles, pode chegar a R$ 2,2 milhões, relativamente a valores futuros. As averiguações sugerem, ainda, que as somas podem ser muito maiores, pois estima-se que os investigados atuaram na concessão de mais de 1.100 benefícios suspeitos.

Por outro lado, investiga-se, ainda, a participação de mais pessoas no esquema, haja vista que nos casos em que os benefícios eram cessados administrativamente, foram propostas ações judiciais junto à Justiça Estadual de Adamantina e região, com a utilização de documentação médica supostamente falsa. Estima-se que mais de 400 ações foram propostas.

Participaram da operação 27 Policiais Federais e o nome EXPERT faz alusão à especialidade dos peritos, que detêm o domínio da área médica e da estrutura do órgão.


Fonte: Siga Mais _ Comunicação Social da PF em Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista