Sistema de informática da Prefeitura de Dracena é alvo de ataque de hacker e fica fora do ar
Nossa Lucélia - 10.08.2020


Integrantes do Poder Executivo registraram um Boletim de Ocorrência na tarde desta segunda-feira (10) na Delegacia da Polícia Civil

DRACENA - No último sábado (9), por volta das 19h, a Prefeitura de Dracena (SP) detectou uma invasão virtual em seus servidores de informática. Logo após a constatação da ação dos criminosos, foi realizado o desligamento dos servidores.

Servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados.

Na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeitura religou os servidores para análise, sendo constatado o real ataque a todos os servidores por um hacker ainda não identificado.

O ataque comprometeu dois dos principais servidores da Prefeitura, consequentemente, gerando prejuízos aos sistemas de contabilidade, tributação, arrecadação, recursos humanos, e-SUS, compras e licitação, entre outros. Serviços de nota fiscal eletrônica e consulta de certidões também estão fora do ar em razão do ataque.

No fim da tarde desta segunda-feira (10), estiveram na Delegacia da Polícia Civil o prefeito Juliano Brito Bertolini (PODE), o secretário municipal de Planejamento, Vanderlei Araújo, e o chefe do Departamento de Informática, Osmar Scobin, para a elaboração de um Boletim de Ocorrência e o registro dos fatos ocorridos.

O secretário de Planejamento comentou com revolta a ação criminosa, que prejudica não somente o expediente da Prefeitura, mas também causa danos à população que utiliza os serviços da municipalidade.

"Além de um ataque operacional e que comprometeu boa parte do atendimento à população e fornecedores, essa invasão é um crime e os responsáveis terão que pagar criminalmente pela atitude irresponsável", declarou Araújo.

O Departamento de Informática da Prefeitura está atuando para retornar em breve a disponibilização dos serviços.


Fonte: G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista