"A união fortalece o Município, que é o bem comum para todos", ressalta prefeito de Rinópolis
Nossa Lucélia - 27.07.2020


José Ferreira de Oliveira Neto deve ser candidato natural à reeleição

RINÓPOLIS - Apesar de ainda não ter anunciado oficialmente, José Ferreira de Oliveira Neto deve buscar mais quatro anos de mandato como prefeito de Rinópolis. O gestor, que é bem avaliado pela população, busca a unidade política para fortalecimento da cidade. “A união fortalece o Município, que é o bem comum para todos”, ressalta.

Ao Impacto, o gestor municipal destaca as principais conquistas da administração, como, por exemplo, a zeladoria da cidade, cuidado com os prédios públicos, iluminação do estádio municipal, reformas do Centro de Saúde, praças e rodoviária, construção de casas populares, recapeamento asfáltico em 100 quadras e seguimento das obras da Creche Escola.

“Este ciclo foi um dos mais importante da minha vida, me fez crescer como pessoa, como cidadão e homem. Aprendi bastante na vida pública, mas, o mais importante de tudo é que nestes quatros anos – que passaram rápido – poder servir as pessoas, mostrar que através da política podemos desenvolver ações concretas que mudam um bairro, famílias, estruturas, mudam-se vidas. E o que vale a pena na política, apesar de muitos pesares e dessabores, é você poder fazer algo que realmente vai mudar a vida de uma comunidade, das pessoas, a partir de suas ações”, pontua.

POLÍTICA - Apesar dos avanços, o prefeito ressalta as dificuldades que envolvem a administração, como a visão negativa dos políticos. “É uma realidade ainda na cultura de nosso povo. A política é vista de maneira ruim, as avaliações que as pessoas fazem da política – talvez pelo histórico, o passado que ainda está cravado na mente das pessoas – são negativas. Acredito que, com o tempo, os conceitos, os valores vão mudando”.

A mudança, conforme enfatizado por Neto, vai além do olhar com outra perspectiva, mas no agir da população. “Ainda é muito individual a visão sobre a política, principalmente em uma cidade pequena, como a nossa. As pessoas querem que o seu problema seja resolvido, não o da comunidade em que reside, do bairro ou quarteirão. Ela quer que resolva o seu problema. E isso é algo difícil, que custa para o político, para a cidade, e deve-se mudar o conceito das pessoas. Não é porque ela quer, ela deseja, que o político tem que fazer! Se o político não tomar atitudes, ações para mudar isso, o rumo da nação nunca muda, a cidade nunca se transforma”.

Nos bastidores políticos de Rinópolis se cogita que o anúncio da reeleição deve ocorrer em agosto. “Acredito na política, ainda é o meio de mudarmos muitas coisas. Quando assumi em janeiro de 2017, tinha uma outra percepção da gestão pública, você vê que não é bem aquilo como imaginava. Porém, isso não chega a ser uma frustração! Do geral, há mais coisas positivas do que negativas”.

Um dos argumentos utilizados pelo prefeito de Rinópolis pela má visão é o próprio histórico dos políticos, que nos últimos anos estiveram envolvidos em diversos escândalos e crimes. Para essa mudança, Neto acredita ser necessário o acompanhamento de pessoas consideradas “do bem”, que a cada dia se envolvem menos com a causa pública.

“Isso acontece na política talvez pelo conceito que as pessoas têm, um conceito que a sociedade em geral criou que política é algo para quem não tem valor, que entra pois quer algo em benefício próprio, que vai roubar, fazer isso e aquilo. As pessoas precisam mudar este conceito, a política deve ser exercida por pessoas do bem. Se nós não mudarmos este conceito jamais mudaremos nossa cidade, estado e país”.

AVALIAÇÃO - Faltando pouco mais de cinco meses para o término do mandato, o prefeito faz boa avaliação de sua gestão. “Terminamos o mandato com a consciência que aquilo que nós planejamos e não conseguimos cumprir, cerca de 20%, é porque quando assumimos vimos que a realidade é outra: algumas coisas não foram feitas por reavaliação de propostas, questões financeiras e outras por falta de tempo – parece que quatro anos é muito, mas não é! Porém, faço uma boa avaliação, já que estamos entregando uma cidade com muito mais avanços do que quando assumimos”.

O gestor disse que uma das principais metas é a diminuição da desigualdade social. “O maior sonho é ver a desigualdade social diminuir, que as pessoas possam ter uma moradia melhor, possam ter uma rua pública adequada, mais iluminada. Que os filhos destas famílias possam ter uma escola melhor, uma educação e formação referências. A saúde mais humanizada. Quando consigo ver isso, como na educação, onde as crianças saem bem alimentadas, fico feliz porque diminuiu a desigualdade social. A criança que não poderia comer um escondidinho de carne seca, lá na escola ela pode se alimentar juntos com outros amigos. Se o gestor não ver a desigualdade social diminuir em sua cidade, não faz sentido a política”.

A falta de recursos e a burocracia são as principais questões apontadas por Neto que impedem mais avanços. “Às vezes você tem o recurso, mas a burocracia emperra por mais de um ano para que você consiga resolver o problema. É licitação, um ganha, não assume, tem que chamar outro, é um processo moroso. Sabemos que é necessário ter zelo, gestão consciente e legal, mas a burocracia impera bastante. Precisa melhor, e posso citar a iniciativa São Paulo sem papel. São passos talvez não muito largos, mas que estão sendo dados no sentido de melhorar a eficiência do serviço público”.

ELEIÇÕES 2020 - Mesmo não assumindo publicamente a pretensão de buscar a reeleição, Neto faz avaliação do novo contexto das eleições 2020 devido a pandemia da Covid-19. “Ninguém ainda tem certeza como será o pleito, porque nunca houve uma campanha neste perfil, sem visitas, sem muito contato entre as pessoas. É algo novo para todos, e as redes sociais serão muito mais usadas”.

E o prefeito se destaca por ser um dos gestores mais conectados na microrregião, utilizando diariamente as redes sociais para se comunicar com os munícipes. “As pessoas estão conectadas, o virtual faz parte no nosso cotidiano. É um canal para nos comunicar, saber quais as demandas da população e apresentar nosso trabalho”.

Neto finaliza comentando um dos principais problemas da microrregião: a geração de empregos e renda. “O emprego é um problema em nossa região. Temos a alegria de ter duas empresas grandes para o porte de nossa cidade. Temos também ainda a agricultura que absorve bastante mão de obra. O nosso planejamento agora é o distrito industrial, já estamos trabalhando para isso, estamos trabalhando para estimular novas empresas e fortalecer aquelas que já temos em nossa cidade”.



Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista