Tupã vai testar idosos de outros asilos
Nossa Lucélia - 15.07.2020


Prefeitura vai estender testagem após encontrar 24 casos positivos entre idosos e funcionários da Casa Emanuel. Pedido do MP para prefeitura obedecer Plano São Paulo é indeferido

TUPÃ - A prefeitura de Tupã (SP) decidiu estender para outros asilos o processo de testagem de idosos depois que foi detectado um surto de Covid-19 em um abrigo, que precisou ser interditado.

Após uma testagem feita na Casa Emanuel, 24 pessoas, entre idosos e funcionários, testaram positivo para coronavírus. Foram aplicados 75 exames em 46 abrigados e 29 funcionários, que resultaram em 24 resultados positivos em 15 idosos e em nove funcionários. Desses idosos, um morreu nesta segunda-feira (13).

Depois da identificação do surto, a prefeitura iniciou no último domingo (12) o processo de mudança de prédio, transferindo os idosos para o local conhecido como antigo Hospital Dom Bosco. O processo de transferência foi encerrado nesta terça-feira (14).

Neste novo local, onde funcionava um antigo um hospital psiquiátrico que foi desativado, os idosos serão divididos em três alas: feminina, masculina, e uma terceira, de isolamento, destinada para os internos que testaram positivo para a Covid-19.

Além da Casa Emanuel, Tupã tem outros três asilos, um municipal, a Casa dos Velhos e o Recanto Vicentino.

Tupã contabiliza até esta terça-feira um total de 151 casos confirmados de Covid-19, além de outros 13 considerados suspeitos, à espera de exames. Quatro moradores da cidade já morreram por causa da doença.

PEDIDO DO MP INDEFERIDO - O aumento no número de casos da Covid-19 levou o Ministério Público (MP) a pedir à Justiça no último dia 10 que a prefeitrura cumpra estritamente as regras do Plano São Paulo. Como a cidade pertence à regional de saúde de Marília, deveria cumprir as regras da fase 2 (laranja).

Desde maio, porém, a prefeitura ganhou na Justiça uma liminar que a permite definir as próprias regras e vem permitindo abertura de alguns setores que seriam proibidos pelo Plano São Paulo.

Na segunda-feira (13), à noite, o Tribunal de Justiça de São Paulo indeferiu o pedido do MP e deu parecer favorável ao município nesta disputa.


Fonte: G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista