Gato fica enroscado em barra de ferro de muro e é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Dracena
Nossa Lucélia - 13.07.2020


Vergalhão perfurou a barriga do macho nesta segunda-feira (13). Felino, com cerca de cinco quilos, passou por cirurgia, está bem e foi disponibilizado para adoção

DRACENA - O Corpo de Bombeiros retirou um gato que ficou preso em um vergalhão de ferro, no muro de uma casa no Jardim Brasilândia, em Dracena (SP), na manhã desta segunda-feira (13). De acordo com a corporação, a barra metálica perfurou a barriga do animal, que passou por cirurgia e está bem.

O sargento dos bombeiros Alex Ramos informou ao G1 que a corporação foi chamada por volta das 7h30 para o atendimento de uma ocorrência que envolvia o socorro de um gato que estava preso em um vergalhão. "Provavelmente, na madrugada, o gatinho pulou da casa do vizinho e não viu o vergalhão. Já fazia um tempo que ele estava preso e estava quase morto, bastante debilitado", afirmou.

Além de Ramos, o processo de retirada do animal contou com a participação do soldado Fáveri e do cabo Rojo.

"Estabilizamos o felino com o ferro. Cortamos o vergalhão e fizemos um curativo para o ferro ficar imóvel no abdômen. Achamos que o animal tinha morrido, porque ele não tinha muita reação. Assim que o tiramos do muro, o colocamos na gaiola e o levamos para o veterinário", contou o sargento dos bombeiros.

Ramos disse também que este tipo de ocorrência não é comum.

"A gente já atendeu animal atropelado, fez a captura de animal silvestre na cidade, mas preso assim é incomum. Agimos rapidamente, retiramos e levamos à clínica veterinária. O ferro quase atravessou o corpo, só não atravessou porque não tinha ponta e por sorte não atingiu nenhum órgão vital", salientou o sargento.

O animal foi encaminhado para uma clínica veterinária de Dracena por volta das 8h30. O médico veterinário Eduardo Henrique da Palma fez parte da equipe que realizou a retirada do vergalhão do gato.

"Não era só puxar o vergalhão. Fizemos o raio-X e iniciamos o procedimento de retirada. Por sorte, não foi afetado nenhum órgão, perfurou apenas a musculatura. O vergalhão entrou pela virilha e passou muito perto da bexiga. Retiramos o vergalhão e fechamos o animal", explicou.

Palma destacou que o felino estava "esgotado". "Provavelmente, foi durante o período da noite, e deve ter se debatido para sair. Estava bastante desidratado, com a temperatura baixa", comentou Palma ao G1.

O veterinário relatou também que o gato é um macho, com aproximadamente seis anos, pesando cerca de cinco quilos. Além de Palma, o procedimento contou com os veterinários Amanda Gusson, Fernanda Spada, Renato Weller, Mayra Villa e Teissiane Ferreira.

"O gato está internado ainda, mas daqui a uns dias vai receber alta. Ele está bem, vai precisar tomar alguns medicamentos por causa da lesão, mas o prognóstico é bom, e ele deve ter uma vida normal", enfatizou.

O sargento Ramos afirmou que a pessoa que solicitou a retirada do animal não é a dona. "O solicitante não era o dono e o dono não apareceu. O gato está disponível para adoção", finalizou ao G1.


Fonte: Heloise Hamada _ G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista