Prefeitura de Tupã monta laboratório para ampliar testagem da Covid-19
Nossa Lucélia - 22.06.2020


Prefeito explicou que cidade tem capacidade para realizar 4,1 mil testes, entre pacientes sintomáticos e exames de rastreio para os profissionais de saúde

TUPÃ - A prefeitura de Tupã (SP) montou um laboratório municipal para ampliar a testagem de Covid-19 na cidade. Com dois tipos de testes, os exames são voltados para pacientes com suspeita da doença e profissionais de saúde.

Um dos testes utiliza a secreção nasal do paciente e o resultado sai em 30 minutos. Este exame deve ser aplicado em pacientes que buscam atendimento nas Unidades de Referência de Saúde com sintomas do coronavírus.

Já o outro teste utiliza uma amostra de sangue da pessoa e o objetivo é investigar se ela já teve ou está com o vírus em fase de transmissão. Neste caso, o público-alvo são os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

"É uma metodologia que é feita em grandes centros, uma metodologia quantitativa que é mais eficaz que o teste rápido. É um teste de rastreabilidade, não estamos indo buscar o público sintomático. A gente está pegando o público assintomático, profissionais de saúde, o público viciado, aquele que está em enfrentamento direto ao coronavírus", explica o diretor responsável pelo laboratório, Edi Carlos Iacida.

Tupã é o primeiro município da região a ter um laboratório municipal para a testagem do coronavírus. Até então, os testes estavam sendo encaminhados a laboratórios credenciados. De acordo com o prefeito Caio Aoqui, atualmente, a cidade tem capacidade de aplicar até 4,1 mil testes, sendo 4 mil testes de rastreio e 100 testes para os pacientes sintomáticos.

"Esses 100 testes foram os primeiros que fizemos a aquisição. É lógico que quanto mais forem necessários, nós vamos adquirir. Até hoje, em 90 dias de pandemia, nós tivemos 117 pessoas que apresentaram sintomas e mais de 70 foram descartados. Para esse começo, é um número bom", opina o prefeito.

O chefe do Executivo também explicou que os exames feitos pelo laboratório de Tupã têm o mesmo padrão de qualidade do Instituto Adolfo Lutz, Fiocruz, Unesp de Botucatu e Albert Einstein. Eles são importantes para dar agilidade na identificação dos casos de coronavírus.

Até a manhã desta segunda-feira (22), Tupã tinha 33 casos confirmados de Covid-19 e duas mortes pela doença.

O paciente que tiver suspeita de coronavírus precisa procurar a unidade de referência até o 7º dia de sintomas para a realização do teste. Antes, ele ainda vai passar por uma avaliação médica para ver se se enquadra como caso suspeito.


Fonte: G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: href="mailto:nossalucelia@nossalucelia.com.br">Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista