Polícia Civil de Sorocaba prende estelionatário em Tupã
Nossa Lucélia - 09.06.2020


Investigação da Delegacia Seccional de Sorocaba aponta golpes que utilizavam foto da carteira funcional de um policial militar

TUPÃ - A Polícia Civil de Sorocaba (SP) realizou, na manhã desta terça-feira (9), uma operação contra crimes de estelionato praticados através de uma plataforma de vendas na internet.

Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisões temporárias nas cidades de Tupã (SP) e Várzea Grande (MT), com o apoio dos policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos do Mato Grosso. 

Segundo a investigação da Delegacia Seccional de Sorocaba, o setor de operações de inteligência identificou cerca de uma centena de estelionatos praticados no estado de São Paulo através da plataforma online, que usava foto da carteira funcional de um policial militar. 

Em um dos golpes, o valor foi encaminhado para um integrante da associação, residente em Tupã, que foi preso por policiais civis da Seccional de Sorocaba. 

Em Várzea Grande, dois celulares foram apreendidos, mas o autor dos golpes não foi encontrado. Os dois serão indiciados por estelionato. 

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos conseguiam o telefone da vítima em site de vendas e diziam que tinham interesse no bem oferecido. Em seguida, pediam que a vítima tirasse o anúncio da plataforma e faziam um novo anúncio com as fotos, mas com o valor bem abaixo do preço original. 

Conforme a polícia, como a vítima era interessada em vender o bem, o criminoso dizia que compraria o item e pagaria uma dívida que possuía. Para isso, pedia silêncio no momento de apresentar o bem para a outra vítima, prometendo algum lucro financeiro na negociação. 

Ainda segundo a polícia, a vítima interessada em comprar também era orientada a manter silêncio já que assim ganharia um desconto. Assim, os criminosos forneciam uma ou mais contas bancárias e orientavam as partes a irem até um cartório para preencherem o recibo do veículo, tudo para dar mais veracidade ao golpe. 

Segundo a polícia, quando as vítimas percebiam o golpe, o recibo já estava preenchido e o dinheiro já havia sido sacado pelo criminoso, impedindo a recuperação do montante. A polícia explicou que fez um filtro deste tipo de casos em Sorocaba e levantou onde eram usados os mesmos celulares para fazerem contato com as vítimas e, com isso, chegaram aos dois envolvidos. 

Em Sorocaba, são 10 casos em que os dois investigados estão identificados como autores dos golpes e serão indiciados por pelo menos 10 estelionatos. Existem aproximadamente outros 30 casos com o mesmo modus operandi que estão sendo investigados.


Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista